Seagate anuncia drive de HD com 6TB de capacidade, voltado para data centers e serviços na nuvem

A Seagate anunciou a distribuição do disco rígido de 6TB mais rÁpido do mercado, o Seagate Enterprise Capacity 3.5 HDD v4. A unidade é um passo importante para dimensionar infraestrutura de dados entregando maior capacidade de armazenamento e confiabilidade para empresas para atender a crescente demanda de data centers corporativos e baseados na nuvem.

"O crescimento de dados desestruturados estÁ dobrando e levarÁ o universo digital a atingir 16 Zettabytes de dados até 2017. Isso levarÁ fornecedores de serviço na nuvem a procurar por maneiras inovadoras para armazenar mais dentro de um legado jÁ existente enquanto diminui custos operacionais", disse Scott Horn, vice-presidente de marketing da Seagate. 

A Seagate promete a mais rÁpida performance disponível para um HDD nearline, com até 25% de aumento de desempenho comparado a outros drives de 6TB, sendo ideal para armazenamento de dados em massa 24h por dia. Utilizando a última geração de 12Gb/s SAS, a unidade oferece a escalabilidade necessÁria para futuras aplicações. EstÁ disponível também na versão SATA 6Gb/s para a integração simples entre sistemas.

De acordo com a Seagate, as principais características da família Enterprise Capacity 3.5 HDD v4 incluem unidades de 6TB 25% mais rÁpidas que as concorrentes do mercado, a mais alta capacidade disponível, maior tolerância com a rotação vibracional para um desempenho consistente e correção de erros aprimorada pra armazenamento preciso de dados, discos com criptografia automÁtica (SED) com Instant Secure Erase para um fÁcil descarte ou reaproveitamento da unidade e opções de segurança FIPS SED.

Uma família de drives com capacidade de até 6TB, o Enterprise Capacity 3.5 HDD v4 fornece a mais alta densidade de capacidade necessÁria para atender a grande quantidade de dados desestruturados em um 8.9 cm HDD padrão. Sua capacidade é 50% maior que a unidade nearline da geração anterior (4TB). Ideal tanto para ambientes replicados quanto RAID, a unidade oferece uma TCO (custo total de propriedade) mais baixa para o armazenamento da empresa, fornecendo a maior capacidade disponível sem prejudicar o desempenho.

A unidade emprega vÁrias unidades de tolerância a vibração rotacional para desempenho de classe empresarial consistente e armazenamento de dados precisos em ambientes de alta densidade. Com o seu robusto desempenho 7200 rpm, a tecnologia de elevação de carga e um sensor de umidade que proporciona um ótimo desempenho mesmo em ambientes mais severos. Criado para ambientes corporativos, a unidade utiliza padrões de gerenciamento de energia T10 e T13 permitindo às organizações adaptarem sistemas para o uso de energia otimizado, resultando em até 90% em economia de energia.

As unidades estão sendo encaminhadas aos parceiros de Cloud e revendedores no mundo todo. Estarão também integrados a produtos Seagate business e outros produtos de armazenamento. Ainda não hÁ um preço definido, mas considerando o espaço disponível e o enfoque em data centers, não é um produto interessante para o consumidor doméstico. Você vai precisar arranjar outra opção para salvar sua ampla coleção de... coisas... que você tem no computador.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual o seu palpite para os preços dos consoles da próximo geração?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.