Depois de quase 13 anos, Microsoft encerra suporte ao Windows XP

É o fim da linha para o Windows XP, da Microsoft. A partir de hoje, ele não vai mais receber atualizações de segurança depois de quase 13 anos. Lançado em 25 de outubro de 2001, o SO é um dos produtos mais bem sucedidos de todos os tempos da empresa. Seu sucessor, Windows Vista, foi rapidamente substituído pelo Windows 7. E só em setembro de 2012 que o XP perdeu sua fama de sistema mais popular para a versão seven.

Durante sua trajetória, foram lançados três pacotes de atualização de serviços. O último, em maio de 2008. Em abril de 2009, a companhia parou de dar suporte técnico gratuito e de cobrir a garantia. Até hoje, ela disponibilizava suporte técnico pago e atualizações de segurança. Disponibilizava...

Quem tem o Windows XP vai poder continuar utilizando, mas com o passar do tempo, o sistema estarÁ cada vez mais vulnerÁvel a ataques de malwares e outros riscos de segurança. Para esses fieis ao XP, a Microsoft recomenda que atualizem para um computador que possa rodar o Windows 8.1. Ela até disponibiliza um guia de migração aqui. Junto com o Windows XP, o Office 2003 também deixarÁ de receber suporte.

Em novembro do ano passado, o sistema ainda era o segundo mais utilizado e dominava uma fatia de 31% do mercado. Seu fim vai impactar cerca de 95% dos caixas eletrônicos espalhados pelo mundo, que devem começar - ou jÁ começaram - a atualizar para o Windows 7. Apesar de encerrar o suporte, a Microsoft ainda vai disponibilizar alguns serviços de segurança até julho de 2015. Mas as brechas que forem encontradas, essas vão continuar abertas.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Você quer processadores da AMD com gráficos integrados

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.