AMD confirma boatos e lança a Radeon R9 295 X2

Em uma semana agitada no segmento de placas grÁficas, com lançamento de novos drivers e nova versão do Geforce Experience, pela Nvidia, a AMD acaba de confirmar o ditado "onde hÁ fumaça, hÁ fogo" com o lançamento oficial da Radeon R9 295 X2, placa equipada com dois chips R9 290X, tornando-se assim a placa mais poderosa da empresa (mercado?).

Placa em primeiro plano, e radiador logo atrÁs

O rumor do lançamento de uma placa de vídeo dual-chip da AMD vinha pipocando na internet hÁ semanas, sempre abastecido por teasers e imagens da própria empresa que criavam suspense em torno de um novo lançamento. Semana passada o Adrenaline confirmou a veracidade da placa em uma visita ao Quartel General da AMD, em Austin, Texas, durante o AMD Tech Day - evento para jornalistas especializados, que tinha como pauta a nova plataforma de baixo consumo da AMD, o AM1. Mas, claro, a empresa aproveitou a oportunidade e detalhou a sua nova GPU...

Equipada com dois processadores grÁficos da arquitetura Hawaii a uma frequência de 1018 MHz, a placa possui números enormes! Construída na litografia de 28nn e 12.4 bilhões de transistores, possui ao todo 5632 processadores Stream, 352 TMUs e 128 ROPs, gerando um poder computacional de 11.5 Terraflops.


No quesito memória, são 8GB RAM GDDR5 trabalhando a 5Gbps e trafegando por dois canais de 512-bit de BUS de memória. Um dos problemas de colocar dois chips de alto consumo na mesma placa é o superaquecimento do sistema, para contornar a situação a AMD utilizou um sistema de Liquid Cooler híbrido desenvolvido em parceria Asetek. A refrigeração líquida é responsÁvel pelo resfriamento dos dois chips grÁficos e o cooler tradicional pelas memórias e demais componentes. Esse sistema é semelhante ao utilizado na placa de vídeo ARES II, da Asus.

A alimentação da placa é feita por dois conectores de 08 pinos PCIe, consumindo até 500W de energia, o que segundo porta vozes da AMD, segue uma filosofia de descomprometimento com o seu consumo em favor da performance. As conexões incluem quatro DisplayPort e uma VGA.


Fonte: Divulgação

O acabamento também traz algumas novidades até então não visíveis em placas da AMD e que até certo ponto, lembram as placas da Nvidia. Na parte superior, o logo Radeon passa a ser retroiluminado, assim como o ventilador na parte frontal. Nesta mesma Área parte do chassi adotado é semi-transparente, permitindo visualizar componentes da placa. Diversas Áreas da placa foram construídas em metal, como os contornos frontais e a parte traseira, o que auxilia na dissipação de calor. 


Fonte: Divulgação

E o preço? A AMD Radeon R9 295 X2 chegarÁ ao mercado americano por US$ 1.499,00, preço bastante salgado mesmo para os padrões americanos, porém valor 50% abaixo da recém anunciada GeForce Titan Z, da Nvidia, que chegarÁ ao mercado por US$ 2.999,00

Assuntos
Tags
  • Redator: Jacson Boeing

    Jacson Boeing

    Apaixonado por tecnologia, gadgets e pelo universo geek em geral, Jacson Boeing é sócio-fundador e Editor do Adrenaline, onde desenvolve um trabalho de bastidores, desenvolvendo parcerias e formas criativas de dominar o universo! Fora os sonhos ambiciosos, também ajuda no desenvolvimento de pautas e escreve esporadicamente sobre tecnologia, além de viajar para cobrir in-loco alguns eventos internacionais considerados importantes dentro da estratégia de expansão do Adrenaline.

Qual vai ser o melhor game de abril de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.