GeForce Experience 2.0 é lançado pela Nvidia; traz série de recursos para notebooks

Além dos drivers 337.50, a Nvidia também programou uma outra grande atualização para hoje: o GeForce Experience 2.0. A nova versão do programa traz uma série de novos recursos, principalmente para notebooks. Entre eles, estÁ a chegada do ShadowPlay e do Battery Boost.

A principal – e mais abrangente – novidade do pacote é o ShadowPlay para notebooks, que a partir de agora é suportado pelas GPUs das série 600, 700 e 800, a partir da GeForce GTX 660M. Para quem não conhece, o ShadowPlay é uma tecnologia de captura de vídeos em 1080p que traz um impacto menor no desempenho, por causa do codificador de vídeo H.264 por hardware dedicado que as GPUs com arquiteturas Kepler e Maxwell possuem.

O motivo para o ShadowPlay só estar chegando agora aos notebooks é a maneira diferente como as GPUs portÁteis funcionam. Por causa do Nvidia Optimus, a placa de vídeo da Nvidia é desativada quando não estÁ se faz necessÁria, e a GPU onboard é usada. 

- Continua após a publicidade -

Além disso, mesmo quando a placa de vídeo GeForce é ativada, alguns elementos da tela – como o cursor do mouse – continuam sendo renderizados pela placa onboard, o que fez com que os engenheiros da empesa tivessem um trabalho a mais para programar o ShadowPlay para notebooks.

Junto disso, o GeForce Experience 2.0 também traz o Battery Boost. A tecnologia é exclusiva da nova série 800 da empesa, e promete oferecer até o dobro da duração da bateria quando se estÁ rodando games. O que ela faz é limita a taxa de frames dos jogos, ao mesmo tempo em que os drivers da Nvidia assumem controle dos componentes do sistema, e os gerenciam de maneira mais eficiente.

Também foram anunciadas algumas novidades para os desktops. Agora é possível capturar toda a Área de trabalho com o ShadowPlay, o que facilita na hora de gravar jogos que estejam rodando em modo janela. Outra novidade é que agora também pode-se capturar games que rodam em OpenGL.

- Continua após a publicidade -

Por último, foram introduzidas algumas opções de configuração para a função do ShadowPlay que realiza streamings para o Twitch TV. Elas incluem as opções de customizar a e, a taxa de quadros por segundo e o bitrate.

O GeForce Experience é gratuito e pode ser baixado através deste link.

Assuntos
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.