Microsoft apresenta oficialmente o Windows Phone 8.1 e a assistente por voz Cortana

A Microsoft apresentou durante a Build, evento com desenvolvedores que acontece de 2 a 4 de abril em São Francisco, o primeiro grande update para o Windows Phone, a versão 8.1, com melhorias na interface e a introdução da assistente por voz do sistema, Cortana.

O sistema ganhou um sistema de notificações muito semelhante ao presente em sistemas como o Android, onde um gesto partindo do topo da tela ativa uma lista com as últimas novidades dos aplicativos e também botões de atalho para funções como desativar sensores.  As notificações também serão mais customizÁveis, podendo definir quais apps poderão ter sons ou apenas irão vibrar o aparelho.

A empresa trabalhou em conjunto com o desenvolvedor Rudy Huyn, responsÁvel pelos populares apps 6tag e 6sec, para criar telas de desbloqueio muito mais dinâmicas, com variações sobre as informações exibidas na tela, e a forma como ela é destravada.

Agora os usuÁrios terão liberdade de aumentar o número de colunas  para os blocos, não limitado a apenas quatro como funciona hoje em dispositivos menores. Os blocos também poderão ter o fundo modificado, não precisando necessariamente estar limitado a cores, como funciona atualmente.


Hands-on do novo sistema (em inglês)

O grande destaque da nova versão é que, enfim, a assistente de voz do sistema foi lançada oficialmente, e seu nome realmente é Cortana, o mesmo da personagem da franquia Halo. Baseada em informações cedidas pelo Bing e as armazenadas no próprio smartphone, a assistente é capaz de buscar informações na internet, e mesmo de outros serviços.

Outra novidade do sistema é um novo recurso do teclado: o Work Flow. Através de movimentos de deslizar nas teclas é possível digitar de forma mais Ágil, de forma semelhante ao que vemos no presente no Android.

A Microsoft irÁ liberar o update para os atuais consumidores com o sistema Windows Phone 8 "em poucos meses". Entre o final de abril e começo de maio começam a chegar ao mercado os primeiros aparelhos equipados com o Windows Phone 8.1 de fÁbrica. 

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.