Índice do Artigo

Notícias

Google confirma que governo turco bloqueou seu serviço DNS

A Google confirmou que o governo da Turquia bloqueou seu serviço DNS (Domain Name System) no país. O objetivo do governo é dificultar ainda mais o acesso ao Twitter e ao Youtube, serviços que foram banidos na Turquia porque estavam sendo usados para denúncias de corrupção.

Durante o fim de semana, surgiram rumores de que os servidores DNS da Google haviam sido interceptados pela maioria das operadoras de internet turcas. A própria empresa confirmou ter recebido essa informação, e a confirmou com uma investigação própria, conta Steven Carstensen, engenheiro de software da Google, em post no Google Blog.

“Um servidor DNS diz para seu computador o endereço de um servidor que ele esteja procurando, da mesma maneira que você procura um número de telefone numa agenda de contatos”, explica Carstensen. “A Google opera servidores DNS porque nós acreditamos que você deve poder acessar de maneira rÁpida e segura qualquer serviço que você estÁ procurando, seja ele o Youtube, o Twitter, ou qualquer outro”, justificou.

Para explicar o que estÁ sendo feitos pelas operadoras turcas, Carstensen fez a seguinte analogia: “[…] imagine que alguém trocou a sua agenda de contatos por outra, que é quase igual, mas que o número de telefone de algumas pessoas estÁ errado”. Ele explica que, na essência, foi isso que aconteceu. As operadoras de internet montaram servidores que são mascarados como o serviço DNS da Google. Via Neowin e Cnet.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções