Crise na Mozilla: desenvolvedores se revoltam contra CEO anti-gay

O novo CEO da MozillaBrendan Eich, estÁ enfrentando grade oposição interna desde que assumiu. O motivo estÁ em seu passado: em 2008, Eich enviou um cheque de US$ 1 mil em apoio à proposição 8, que pretendia banir o casamento homoafetivo no estado da Califórnia, nos EUA. A justificativa dos funcionÁrios é a de que, como a Mozilla é uma empresa que tem em seu discurso uma ideia de abertura e de expressão da liberdade, ter um CEO com tais opiniões é algo que não combina com isto.

Brendan Eich doou US$ 1 mil a causa anti-gay em 2008

"Eu amo a Mozilla, mas estou decepcionado nesta semana", escreveu o membro do projeto Open Badges, da Mozilla, Cris McAvoy. "A Mozilla significa abertura e empoderamento, mas estÁ agindo da maneira contrÁria", desabafou. "Eu sou um empregado da Mozilla e estou pedindo para que Brendan Eich demita-se da posição de CEO", disse. A atitude foi logo seguida por outros funcionÁrios, que postaram suas próprias mensagens ou repostaram mensagens de outros.

Eich se defendeu num post em seu blog, publicado nesta semana. "Eu sei que alguns de vocês serão céticos quanto a isso, e apenas palavras não vão mudar nada", disse o novo CEO da Mozilla. "Eu só posso pedir o apoio de vocês para que eu possa 'mostra, não contar'; e no meio tempo expressar meu arrependimento pela dor causada", escreveu.

Brandan Eich é conhecido por ser o co-fundador da Mozilla, em 1998, e também por ter trabalhado como diretor de tecnologia da empresa. Ele também é reconhecido por ter inventado a linguagem de programação JavaScript Web. Via Business Insider, Fudzilla e Los Angeles Times.

Assuntos
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual vai ser o melhor game de abril de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.