Tribunal turco ordena fim da proibição do Twitter

Após quase 5 dias de acesso bloqueado ao Twitter na Turquia, um tribunal administrativo da cidade de Ancara finalmente ordenou o fim da proibição da rede social no país. O argumento foi de que a proibição vai contra a liberdade de informação e comunicação, sendo assim, contrÁria aos princípios do estado de direito.


O que estava em julgamento era uma denúncia da União de Colegiados de Advogados da Turquia. Junto deles, a oposição parlamentar e organizações não governamentais também entraram com recursos na justiça, contra a decisão do governo. 

O bloqueio certamente falhou em seu objetivo, jÁ que os turcos acharam diversas alternativas para enviar tweets. Esses "jeitinhos" foram desde o simples envio de tweets através de SMS até o uso de uma VPN ou uma simples mudança nas configurações DNS do PC. Com isso, menos de 24h após a proibição, mais de 1,2 milhão de tweets jÁ haviam sido enviados do país. Via Engadget, NY Times, G1 e Estadão.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.