Na GTC 2014, Nvidia apresenta o NVLink, que aumentará a conexão entre CPU e GPU em até 12x

Outro anúncio da Nvidia durante a GTC 2014 (GPU Techonolgy Conference) foi o NVLink, a plataforma que prometer aumentar a conexão entre GPU e CPU para compartilhamento de dados de 5x até 12x mais rÁpido. A novidade foi apresentada durante o discurso do CEO e co-fundador da empresa, Jen Hsun Huang, na abertura do evento, que ainda contou com o anúncio da arquitetura Pascal e da GeForce GTX Titan Z. Inclusive, o NVLink serÁ incorporado nas placas com arquitetura Pascal, com previsão para 2016, e nas CPUs POWER da IBM, parceira no desenvolvimento da plataforma.

De acordo com a Nvidia, o compartilhamento de dados e seu processamento é realizado muito mais rÁpido com a tecnologia NVLink, ultrapassando a "limitação" criada por portas PCI Express. Isso porque o NVLink irÁ permitir que as GPUs acessem as memórias da CPU muito mais rÁpido, aumentando tambem o desempenho em aplicativos e softwares acelerados. Outra vantagem que a empresa destaca em relação ao PCI Express a eficiência no consumo de energia, jÁ que a conexão NVLink é mais eficiente em consumo de energia por bit transferido. A Memória Unificada é outro recurso que, aliado ao NVLink, promete acelerar mais ainda esse velocidade de transmissão. 

Assuntos
Tags
  • Redator: Leonardo Lorenzoni

    Leonardo Lorenzoni

    Apaixonado por videogames desde que jogou Yu-Gi-Oh Forbidden Memories no Playstation e StarCraft no PC, sofre por ter nascido tão tarde e perder tanta bagagem cultural. Correndo atrás do prejuízo, divide a vida de estudante de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com os vícios em séries e filmes. Gosta do Batman e não gosta do Superman. Escreve notícias para o Adrenaline e tenta não chegar atrasado.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.