Contra espionagem, Gmail começa a criptografar emails enviados aos servidores do Google

O Gmail começou a partir de ontem a utilizar apenas a conexão HTTPS criptografada para enviar e receber emails. Isso significa que não hÁ chances de alguém desabilitar a opção em sua conta ou mÁquina com a intenção de interceptar seus emails antes de chegarem nos servidores do Google. O Gmail suporta a conexão HTTPS desde 2004, mas a sua utilização até então era opcional.

No blog do Gmail, o Google também anunciou que vai começar a criptografar as mensagens trocadas internamente entre os seus sistemas. No passado, apenas as informações enviadas do computador do usuÁrio para o Gmail eram codificadas. As mesmas informações não eram criptografadas ao percorrer os servidores e data centers da companhia. O Google diz que priorizou essas mudanças depois dos escândalos de espionagem dos usuÁrios revelados por Snowden no ano passado.

Claro que as mudanças não eliminam, necessariamente, a possibilidade de entidades como a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos de interceptar informações dos servidores do Google, mas é um primeiro passo para melhorar a segurança e privacidade dos usuÁrios. Via Mashable.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Qual o seu palpite para os preços dos consoles da próximo geração?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.