Sony revela o Project Morpheus, óculos de realidade virtual para PS4

A Sony enfim revelou seu óculos de realidade virtual na GDC 2014. O Project Morpheus (Projeto Morfeu, em tradução livre) é um gadget desenvolvido para o Playstation 4, e seu protótipo foi apresentado ao público da Game Developers Conference.

"Nada entrega mais imersão que a VR (realidade virtual)", afirmou Suhei Yoshida, presidente da Sony Worldwide Studios. Segundo Yoshida, o Project Morpheus é resultado de três anos de trabalho, e é um sonho de muitos da comunidade gamer.

O óculos de realidade virtual da Sony funciona através de uma tela de resolução FullHD com ângulo de visão de 90 graus, e irÁ trabalhar em conjunto com a PS Camera e o Playstation Move para aumentar a imersão do jogador. Através de sensores como giroscópio e acelerômetro, o Project Morpheus é capaz de perceber os movimentos da cabeça do jogador, e replicar o ponto de visão.

Especificações técnicas

  • Head-mounted unit 
  • Display: 5 polegadas LCD 
  • Resolução 1920x1080 (960x1080 por olho) 
  • Campo de visão: 90 graus
  • Sensores: acelerômetro e giroscópio 
  • Conectividade: HDMI e USB (em seu estÁgio protótipo)
  • Funções: Áudio 3D e Social Screen  


O periférico do Playstation 4 trarÁ também Áudio em 3D, sendo que possui fontes de som vindo de cima, da esquerda, da direita e de trÁs, com o processamento do próprio gadget garantindo a imersão.

A Sony jÁ anunciou games que terão demonstrações com o Project Morpheus durante a GDC, que incluem o EVE Valkiere (CCP Games), Thief (Eidos Montreal), e dois jogos de demonstração da própria Sony, The Castle e  The Deep.

Por hora, o óculos funciona através de um cabo de aproximadamente cinco metros com conexões USB e HDMI, porém o plano é que sua versão final opere através de uma conexão sem fios. Não foi divulgado uma data oficial para lançamento do produto, então é melhor que seus potenciais compradores façam como aqueles que sonha com o Oculus Rift: esperem pelo seu lançamento, seja lÁ quando for.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual o seu palpite para os preços dos consoles da próximo geração?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.