União Europeia quer que todos os carregadores de celular sigam o mesmo padrão

O Parlamento Europeu votou a favor de um projeto de lei que exige um padrão único para todos os carregadores de celular. De acordo com a relatora do projeto, Barbara Weiler, a nova lei vai acabar com a desordem e com 51 mil toneladas de lixo eletrônico produzidos anualmente. Além de simplificar o uso e reduzir custos.

Se for aprovada também pelo Conselho dos Ministros, os estados membros da União Europeia terão dois anos para transformar a nova regra em leis nacionais e as fabricantes dos aparelhos devem se adequar à norma até 2017.

Essa exigência é apenas uma formalidade. A maioria das empresas jÁ concordaram, mesmo que lÁ em 2009, em adotar um padrão único para a Europa, que seria o micro-USB, quando a união europeia sugeriu a adoção voluntÁria desse tipo de carregador. Entre as empresas estariam a Nokia, Apple, Motorola, Sony, LG e Samsung.

SerÁ que algo parecido pode chegar ao Brasil? Via Engadget.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Qual o seu palpite para os preços dos consoles da próximo geração?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.