[Rumor] Microsoft oferece de graça o Windows Phone a fabricantes para fazer frente ao Android

Para ganhar mercado e fazer concorrência ao Android, a Microsoft parece disposta a sacrificar até mesmo todo o seu modelo de mercado. Segundo informações do Times of India, a empresa teria oferecido o sistema Windows Phone de graça para duas fabricantes de smartphones da Índia. Esta nova estratégia, se realmente adotada, marca uma mudança histórica na forma de "fazer dinheiro" da Microsoft, que sempre cobrou o licenciamento de seus sistemas operacionais em dispositivos.


Apesar de avanços em diversos mercados, sendo que os aparelhos com o SO chegam a superar o iPhone em alguns países, o Windows Phone estÁ muito longe de alcançar a popularidade do Android: segundo estatísticas de 2013, o sistema da Google representa quase 80% dos smartphones vendidos, enquanto a Microsoft patina para chegar a casa dos 10%. Insatisfeita com a baixa adesão de seus sistema, a Microsoft pode estar cogitando seguir a mesma estratégia adotada pela concorrente, cedendo gratuitamente o sistema para conseguir ganhar terreno.

O esforço da empresa é agora ganhar a adesão dos fabricantes, jÁ que hoje a grande maioria dos aparelhos são desenvolvidos pela Nokia. Este enfoque ficou claro na Mobile World Congress, onde a Microsoft anunciou uma série de novas parcerias e também criação de programas para facilitar para as empresas criarem seus smartphones com o sistema.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.