World Wide Web completa 25 anos hoje; criador pede "constituição global" da Web

Hoje é o aniversÁrio de 25 anos da World Wide Web (não confundir com Internet). Também conhecida apenas por Web, ela foi criada por Tim Berners-Lee, um engenheiro de software do CERN que, em 1989, estava cansado de ter que esperar muito tempo para receber respostas e dados de seus colegas. Para resolver isso, ele apresentou, no dia 12 de março daquele ano, a proposta de um sistema de hipertextos baseado em browser. Foi este sistema que veio a se tornar a Web que conhecemos hoje.

 

Tim Berners-Lee estÁ comemorando a marca, é claro, mas faz suas ressalvas. O criador da World Wide Web acredita que a independência do meio estÁ sob risco, e que é necessÁria uma "constituição global" – ou uma "carta de direitos" Â– da Web, para que ela continue sendo, nas palavras de Berners-Lee, "um sistema aberto e neutro".

"A menos que tenhamos uma internet aberta e neutra e que possamos não nos preocupar com o que estÁ acontecendo, não poderemos ter governos transparentes, boa democracia, bom acesso à saúde, comunidades conectadas e diversidade cultaral", defende Berners-Lee. "Não é ingênuo pensar que possamos ter isso, mas é ingênuo pensar que conseguiremos ter isso ficando de braços cruzados", completa. Via Folha, Guardian e Fast Company.

Assuntos
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual vai ser o melhor game de abril de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.