
World Wide Web completa 25 anos hoje; criador pede "constituição global" da Web
Hoje é o aniversÁrio de 25 anos da World Wide Web (não confundir com Internet). Também conhecida apenas por Web, ela foi criada por Tim Berners-Lee, um engenheiro de software do CERN que, em 1989, estava cansado de ter que esperar muito tempo para receber respostas e dados de seus colegas. Para resolver isso, ele apresentou, no dia 12 de março daquele ano, a proposta de um sistema de hipertextos baseado em browser. Foi este sistema que veio a se tornar a Web que conhecemos hoje.
Tim Berners-Lee estÁ comemorando a marca, é claro, mas faz suas ressalvas. O criador da World Wide Web acredita que a independência do meio estÁ sob risco, e que é necessÁria uma "constituição global" – ou uma "carta de direitos" – da Web, para que ela continue sendo, nas palavras de Berners-Lee, "um sistema aberto e neutro".
"A menos que tenhamos uma internet aberta e neutra e que possamos não nos preocupar com o que estÁ acontecendo, não poderemos ter governos transparentes, boa democracia, bom acesso à saúde, comunidades conectadas e diversidade cultaral", defende Berners-Lee. "Não é ingênuo pensar que possamos ter isso, mas é ingênuo pensar que conseguiremos ter isso ficando de braços cruzados", completa. Via Folha, Guardian e Fast Company.
Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?