Nvidia lança chips GTX 800M com mais performance e menor consumo (e alguns com Maxwell)

A Nvidia anunciou hoje a nova geração de GPUs para sistemas compactos, os chips GTX 800M. Os processadores grÁficos para notebooks prometem um menor consumo de energia e maior performance, sendo todos fabricados na litografia de 28 nanômetros. Dois modelos de entrada, a GTX850M e alguns chips 860M, virão com a nova arquitetura Maxwell enquanto os demais modelos utilizam a Kepler.

Os chips começam a ser comercializados no Brasil em notebooks da marca Avell e MSI, sendo que a lista completa de aparelhos com a série 800M estÁ disponível neste post do blog oficial da Nvidia Brasil.

Veja o videocast sobre a nova arquitetura Maxwell 

Entre as principais novidades estão o Nvidia Battery Boost, que possui uma missão bem difícil: aumentar a autonomia do notebook enquanto roda games. Para conseguir equilibrar estas duas grandezas opostas, o software limita o número de quadros por segundo, evitando que o chip gaste poder de processamento - e conseguentemente energia - de forma desnecessÁria, entregando apenas o necessÁrio para game fluir nos FPS definidos pelo usuÁrio. Com isto, a Nvidia estima que pode dobrar a duração de bateria do notebook, durante os games.

Outro recurso que também estÁ chegando aos notebooks é o ShadowPlay. Assim como prometido para nós pelo Ziebert, no videocast de algumas semanas atrÁs, os notebooks irão receber também suporte à gravação de games em tempo real, com vídeo jÁ armazenado em um codec de alta qualidade e compactação, com uma perda de apenas 5 a 10% na performance do sistema. O recurso estarÁ disponível não apenas nas novas placas, mas também nos chips GTX das séries 700M e as GTX 680M, 675MX, 670MX e 660M.

Na parte de performance, o ganho sobre o chip equivalente da geração passada varia de 20% a até 60%  de acordo com benchmarks da Nvidia, sendo que o maior salto de potência é o presente na GTX 850M, equipada com a nova arquitetura Maxwell, sendo 60% mais rÁpida que a GTX 750M.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual vai ser o melhor game de abril de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.