Índice do Artigo

Notícias

Viber: O principal concorrente do WhatsApp com foco no Brasil

Com a compra do WhatsApp pelo Facebook, muitos usuÁrios resolveram migrar de aplicativo de mensagens instantâneas por questões de privacidade. Entre eles, o Viber se destaca por ter anunciado recentemente uma promoção de chamada de voz gratuita para telefones fixo. Ele é totalmente grÁtis e seu modelo de negócios é feito para arrecadar dinheiro com seus add-ons, através da sua “Loja de Adesivos”.

O Viber funciona em diversas plataformas, mas para utilizÁ-lo em dispositivos móveis sem cartão SIM, é preciso informar seu número de telefone para ativÁ-lo com um código. Ele utiliza seu número de telefone para criar o seu perfil,  assim como o WhatsApp faz, e exibe sua lista de contatos baseado nele. O aplicativo permite que você interaja tanto com contatos que possuem o Viber, quanto com contatos que não possuem. Ele também oferece a opção de separar a exibição da lista de contatos entre aqueles que utilizam ele (“Viber”) e os que não utilizam (“Viber Out”).

A interação com contatos “Viber” é a mais completa que o aplicativo oferece. Você consegue efetuar chamadas de voz, conversação por chat, envio de arquivos, fotos, vídeos, “desenhos”, localização e os adesivos vendidos na loja virtual. Você pode marcar seus contatos favoritos e eles aparecerão na parte superior da lista, sendo que eles aparecerão lÁ automaticamente caso você tenha favoritado na agenda do seu dispositivo.

Os “Viber Out” também podem ser favoritados na sua lista, porém a interação com eles é limitada em relação aos contatos “Viber”. O aplicativo oferece a opção de convidar o usuÁrio “Viber Out”  a experimentar o Viber, a opção de efetuar uma chamada de voz no melhor estilo Skype, através de créditos virtuais e, se o contato for um telefone fixo, a promoção lançada no mês passado – e que vai até semana que vem – deixa a chamada de voz gratuita. Essa grande novidade é motivo de uma intensa adesão de usuÁrios, jÁ que basta uma conexão estÁvel (wi-fi ou dados móveis) para efetuar uma chamada para fixo com qualidade. 

Assim como no WhatsApp, o chat do Viber é bastante intuitivo: a interface é muito parecida e ele também possui a ferramenta de criar grupos de conversação. Uma boa diferença presente nele é a visualização do seu avatar ao lado de suas mensagens, característica que ajuda bastante na leitura rÁpida de uma conversa em grupo com muitas pessoas diferentes. Os stickers (adesivos) disponíveis para a compra funcionam de maneira muito parecida com os stickers do Facebook Messenger, oferecendo as opções dividas em categorias. Cada pacote, com diversos adesivos de um mesmo tema, custa R$ 5,08, preço que pode ser um pouco caro demais para ilustrações tão “descartÁveis”.

A promoção da ligação gratuita para fixo é vÁlida até dia o 10 deste mês, mas jÁ foi o suficiente para impulsionar ainda mais a adesão dos usuÁrios brasileiros – que agora somam 12 milhões. Isso aliado com as suas funções padrões, faz do Viber um aplicativo muito mais comparÁvel ao Skype do que ao WhatsApp, jÁ que também pode ser utilizado no PC. Sua presença em computadores traz uma facilidade muito desejada por alguns fãs do próprio WhatsApp, apesar de também não oferecer chamadas de vídeo como o Skype. Portanto, O Viber pode ser considerado um serviço híbrido que abrange dois tipos de adeptos: os que querem um WhatsApp com privacidade ou os que querem um Skype otimizado para dispositivos móveis.

YouTube video

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções