[Rumor] DirectX e OpenGL "rendem-se" ao acesso de "baixo nível" e prometem mais desempenho

Rumores que estão circulando hoje nos principais portais internacionais de tecnologia indicam que durante a Game Developers Conference de 2014 – principal fórum para os desenvolvedores de jogos, que acontecerÁ de 17 a 21 de março em São Francisco, EUA – a Microsoft e a Khronos Group anunciarão que as suas respectivas APIs grÁficas, o DirectX e o OpenGL (Direct3D), finalmente passarão a oferecer acesso de "baixo nível" aos desenvolvedores - algo semelhante ao Mantle da AMD - possibilitando que estes tenham mais "controle" sobre tais APIs, além de reduzir a sobrecarga de "chamadas" ao sistema. Em outras palavras, na teoria, os futuros games deverão ser mais leves, poderosos e fluídos.

Confiram abaixo supostos trechos das apresentações que serão reveladas durante a GDC 2014:

"Nesta sessão vamos discutir futuras melhorias no Direct3D que permitirÁ aos desenvolvedores um nível sem precedentes no controle do hardware, e reduzir a sobrecarca de processamento da CPU através de um amplo ecossistema de hardware." "Por quase 20 anos , o DirectX tem sido a plataforma usada por desenvolvedores de jogos para criar os mais rÁpidos e visualmente mais impressionantes jogos do planeta."

"No entanto, vocês nos pediram para fazermos mais. Vocês nos pediram para lhes trazer ainda mais perto do núcleo central e para disponibilizar uma variedade inigualÁvel de hardware. Também nos pediram por melhores ferramentas para que vocês possam espremer até a última gota de desempenho dos PCs, tablets, telefones e consoles. "

- Continua após a publicidade -

"Sobrecarga no driver tem sido uma realidade frustrante para os desenvolvedores de jogos durante toda a existência da indústria de jogos para PC. Em sistemas desktops, sobrecarga de driver pode diminuir a taxa de quadros - FPS, enquanto que em dispositivos móveis, é mais traiçoeiro, reduzindo não apenas a taxa de quadros, quanto a vida da bateria. Nesta sessão sem precedentes, Graham Sellers (AMD) , Tim Foley (Intel) , Cass Everitt (NVIDIA ) e John McDonald ( NVIDIA ) irão apresentar conceitos de alto nível, disponíveis em implementações de OpenGL que reduzem radicalmente a sobrecarca de driver em até 10 vezes ou mais. As técnicas apresentadas serão aplicadas a todos os principais fornecedores e são adequados para uso em múltiplas plataformas. Além disso, eles irão demonstrar demos prÁticos das técnicas em ação, em um amplo ambiente de programação open source."

Resta agora esperar pela GDC 2014 para saber se as novas implementações estarão disponíveis em um eventual DirectX 11.3 ou somente na versão 12, para o Windows 8.1.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.