
Intel lança novo processador Atom para smartphones e tablets, o Merrifield
A Intel anunciou nesta segunda, durante o Mobile World Congress 2014, um novo SoC Atom dual-core de 64 bits para smartphones e tablets. O processador Intel Atom Z3480, com condinome "Merrifield", é baseado na arquitetura Silvermont de 22nm e opera em 2.13 GHz. Segundo a Intel ele oferece a melhor duração de bateria e melhor desempenho da categoria, e a empresa espera tê-lo no mercado no segundo trimestre deste ano.
O Z3480 serÁ o primeiro processador Atom a ter a nova "Intel Integrated Sensor Solution", que gerencia os dados obtidos pelos sensores do dispositivo de maneira inteligente para otimizar o desempenho, mesmo em modo de baixo consumo de energia. Ele também vem com o chip grÁfico "PowerVR Series 6 Graphics", da "Imagination Techonologies", e foi criado com compatibilidade com a plataforma Intel XMM 7160 LTE.
Além disso, a empresa de Santa Clara revelou detalhes da próxima geração da série Atom. O "Moorefield, codinome que recebeu, serÁ totalmente baseado no "Merrifield" e trarÁ dois novos núcleos de processamento (tornando-se quad-core), além de GPU otimizada, suporte para memórias mais rÁpidas e compatibilidade com a plataforma LTE 2014 da companhia, anunciada também hoje. A expectativa é que o "Moorefield" chegue ao mercado na segunda metade de 2014.
Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?