Primeiro update do Windows 8.1 chega no segundo trimestre; foco é a interação com o mouse

Durante uma conferência com a imprensa na Mobile World Congress, a Microsoft divulgou que a primeira atualização do sistema Windows 8.1 vai chegar aos consumidores durante a primavera (algo que, no hemisfério norte, fica entre os dias 21 de março e 21 de junho). O principal foco deste update é a melhoria na interação do sistema, para os usuÁrios que o utilizam da forma tradicional, no bom e velho mouse e teclado.

Entre as novidades estão os novos botões, jÁ vazados anteriormente, assim como interações acionadas apenas pelo mouse. A taskbar faz seu retorno, aparecendo na base da tela quando o usuÁrio usar o scroll do mouse. "Adoramos a interação por telas sensíveis a toque, e nada disto ira impactar nesta experiência", explicou Joe Belfiore, vice-presidente de Sistema Operacionais da Microsoft. Estas mudanças vem com o objetivo de atender ao público incomodado com as alterações do sistema, que não operam tão bem quando usadas com o mouse e o teclado.

Outra novidade importante do sistema é que a Microsoft pretende "abrir o leque" de opções com o update, aletarando os requerimentos bÁsicos necessÁrios para o sistema. Uma das mudanças é que agora aparelhos com apenas 16GB de armazenamento jÁ serão capazes de rodar o sistema.

Segundo a Microsoft, foram vendidas 200 milhões de licenças do Windows 8, sendo que 40% dos aparelhos vendidos com novo sistema, nos Estados Unidos, possuem telas sensíveis a toques. 4 milhões de aplicativos são baixados na loja de apps do Windows, diariamente. 

- Continua após a publicidade -

Windows Phone
A Microsoft também falou um pouco da situação de seu sistema para smartphones, o Windows Phone. A empresa anunciou o update que irÁ possibilitar modelos com dual-sim, além de um novo programa de cooperação com fabricantes, o "Hardware Partner Portal", que irÁ auxiliar o protejo e fabricação de aparelhos com o Windows Phone. 

O sistema cresceu 91% durante 2013, passando os 10% de participação de mercado em 6 países. O WP jÁ é o terceiro maior SO, segundo a Microsoft, com 245 mil apps disponíveis, sendo que 500 são adicionados todos os dias. Recentemente, vazou o plano da Microsoft de venda da licença do sistema para as fabricantes, onde aparelhos com custo inferior a US$ 250 teriam que pagar apenas US$ 15 para uso do Windows Phone, 70% mais barato que o preço anterior.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Você quer processadores da AMD com gráficos integrados

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.