JPR: Vendas de chips gráficos sobem no último trimestre de 2013, mas continuam mal

Apesar do anunciado apocalipse dos PCs, e das quedas nas vendas, o envio de chips grÁficos no último trimestre do ano passado tiveram um aumento de 1.6%, comparado ao trimestre anterior. Mesmo com este aumento, as vendas ainda ficaram 2% abaixo do mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo grupo de pesquisa de mercado Jon Peddie Research (JPR).

Segundo o JPR, a AMD perdeu lugar no mercado, com uma queda de 10.4% em seu marketshare. Na outra direção, Intel e Nvidia conquistaram espaço (5.1% e 3.4%, respectivamente).

Atualmente, 66% dos computadores usam grÁficos integrados com o processador. As APUs da AMD tiveram um aumento de 15% no último trimestre, porém caíram 26% no ramo de notebooks. Hoje 99% dos processadores para consumidores domésticos da Intel possuem grÁficos integrados, enquanto a AMD vende 67% com iGPUs.

A Nvidia obteve um crescimento de 3.6% na Área de chips para notebooks, enquanto que em PCs de mesa o crescimento foi de 3.4%.

- Continua após a publicidade -

Apesar da leve recuperação do mercado neste último trimestre, o relatório não é muito otimista: estima que haverÁ uma contração de 1.3% no mercado até 2017, caindo de 446 milhões de unidades para 422 milhões. Os culpados destes processo são os de sempre: os tablets e outros dispositivos móveis.

Assuntos
Tags
gpu
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.