Registro de "Candy" está prestes a ser publicado; IGDA acusa King de usar "tática predatória"

A Associação Internacional de Desenvolvedores de Jogos (IGDA) publicou uma nota em que critica o registro da palavra "Candy" pela King, desenvolvedora do game Candy Crush Saga, concretizado no departamento de patentes americano. O prazo de 30 dias para que outros instituições se oponham ao registro estÁ próximo do fim e, considerando o número de aplicativos que surgem ao digitar a palavra Candy em qualquer loja de aplicativos, temos muita gente interessada em evitar este registro.

A IGDA considerou a tÁtica da King como "predatória", ao realizar o registro de uma palavra tão genérica e difundida entre os desenvolvedores de jogos (candy significa "doce", em inglês). "O King obter o registro da marca para seu game 'Candy Crush Saga', e seu esforço predatório para aplicar este registro em cada palavra desta marca, vai contra os valores de abertura e cooperação existentes amplamente na indústria, e vai diretamente contra a declaração do CEO da King, Riccardo Zacconi, feito em janeiro".

A polêmica em torno do registro ganhou força após a King ser acusada de tentar tirar concorrentes do mercado baseado nas patentes destes nomes. Além de games similares com o nome "Candy", a empresa entrou em conflito com a Stoic, a desenvolvedora de Banner Saga, por afirmar que o uso do "Saga" ao final do nome é uma características que as pessoas atribuem a King, em games como Bubble Witch Saga, Pet Rescue Saga e, é claro, o Candy Crush Saga. "Não queremos impedir a Stoic de usar a palavra 'Saga', mas nos opomos a sua aplicação, e precisamos preservar a habilidade de proteger nossos próprios jogos", afirmou o CEO da King.

A King é acusada de copiar o game CandySwipe, criado por Albert Ransom em 2010 (Candy Crush Saga foi lançado em 2012). Os jogos possuem diversas semelhanças, e Ransom acusa a marca registrada da King de "roubar comida da boca de minha família, sendo que CandySwipe existe bem antes do Candy Crush Saga". Em uma carta aberta ao King, Ransom afirma que iniciou o desenvolvimento de CandySwype após a morte de usa mãe, que adorava este tipo de jogo, e que este é seu jogo mais bem sucedido.

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CandySwipe (lançado em novembro de 2010) e Candy Crush Saga (abril de 2012)

Candy Crush Saga se tornou o jogo mobile mais popular do mundo após superar a franquia Angry Birds, com uma média de 93 milhões de jogadores diÁrios, que jogam 1.085 bilhões de partidas diariamente. A King, por sinal, estÁ preparando sua entrada na bolsa de valores.

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  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

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