Kakao Talk

O Kakao Talk é um aplicativo de troca de mensagens instantâneas que vem para concorrer com soluções como o Viber e o WhatsApp. Sucesso na Coreia, a Kakao Corp. abriu recentemente em São Paulo seu primeiro escritório fora da Ásia, com a missão de transformar o app no líder do segmento no Brasil, com um apelo interessante: o Kakao Talk é totalmente grÁtis, para sempre. O WhatsApp, pelo contrÁrio, cobra uma assinatura mensal após um período de "degustação".

Para começar a usar o app, é só ativÁ-lo via SMS, confirmando o seu número. Aí, é preciso convidar seus amigos, algo que o próprio aplicativo ajuda você a fazer, seja por SMS ou por outros apps parecidos, como o WhatsApp.

Depois disso, o Kakao Talk exibe uma interface que usa a mesma lógica do WhatsApp, com uma lista de amigos e de conversas em andamento. HÁ ainda um menu de "extras" onde você pode baixar add-ons. Ao selecionar um amigo com o qual você queira bater papo, hÁ duas opções: conversar via texto ou através de uma ligação, feita pela rede Wi-Fi ou conexão de dados. Ou seja, o Kakao também funciona à maneira do Skype. Isso, porém, não vale para todas as plataformas ainda. No Windows Phone 8, por exemplo, o app só dÁ a opção de fazer uma ligação convencional. 

 

Algo que torna o Kakao Talk bastante divertido são os emoticons. A oferta é bem vasta e você ainda pode baixar pacotes de emoticons gratuitamente através da loja de itens. Ao selecionar qualquer um deles, a imagem fica grande e bem visível, cheia de detalhes, na janela da conversa. Alguns, inclusive, são animados, lembrando os "winks" do Live Messenger da Microsoft.

- Continua após a publicidade -

 

Como o app é grÁtis, sem assinatura periódica, a Kakao Corp. desenvolveu outras maneiras de lucrar com ele, sem a necessidade de exibir publicidade. Uma delas é a loja de itens. LÁ, você pode baixar emoticons e temas para personalizar a interface gratuitamente, mas também hÁ opções pagas (como o emoticon animado do cantor coreano Psy, por exemplo). A companhia também firma parcerias com desenvolvedoras e oferece alguns games para usuÁrios do Kakao Talk competirem entre si - esses apps podem ser obtidos também através da loja de itens.

 

O Kakao Talk, no entanto, tem algumas limitações. A primeira delas é que ele ainda não estÁ totalmente estÁvel e funcional em todas as plataformas. Além disso, ao menos por enquanto, o app sofre de um problema crucial: a fraca base de usuÁrios. Se você instalÁ-lo, provavelmente não vai achar nem meia dúzia de amigos para conversar. Ainda falta muito para o aplicativo se disseminar por aqui como outras soluções semelhantes.

 

- Continua após a publicidade -

Mesmo assim, não custa nada tentar usÁ-lo um pouquinho. O aplicativo tem um visual divertido, muitos emoticons (inclusive memes) e dÁ a opção de fazer chamadas de voz - apenas em algumas plataformas, algo que também deve ser melhorado. Com uma loja de itens cheias de add-ons, o Kakao Talk pode agradar em cheio quem adora personalizar seus aplicativos e divertir-se com uma variedade imensa de emoticons e desenhos.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.