Pessoa Física

Durante o mês de abril, muitos brasileiros são obrigados a passar pelo procedimento de declaração de imposto de renda do ano fiscal anterior. No entanto, o passo a passo de baixar dois programas no computador, preencher vÁrias fichas e enviÁ-las para a base de dados da Receita Federal ganhou uma nova alternativa: a realização por smartphones e tablets através de somente um aplicativo. A adição dessa nova funcionalidade trouxe o Pessoa Física, disponível gratuitamente em iOS e Android, para a nossa seção Apps em Destaque.

Com uma interface simples, o software traz um menu inicial com ícones coloridos, que apresenta todas as funções oferecidas. Apesar de ter bastante texto e poucos recursos grÁficos no decorrer da navegação, o aplicativo ainda é bastante intuitivo e fÁcil de utilizar.

Além de possibilitar que se realize a declaração, ele oferece algumas funções interessantes como permitir que o usuÁrio verifique o estado de sua restituição e simule o cÁlculo do imposto, antes de enviar seus dados permanentemente. No entanto, é importante que se esteja conectado a internet para realizar a maior parte das funções.

O programa também traz uma Área de conteúdos com orientações gerais sobre a declaração, respostas para dúvidas frequentes e um quiz para que o usuÁrio teste seus conhecimentos sobre imposto de renda. 

- Continua após a publicidade -

O botão m-IRPF é o responsÁvel por fornecer a possibilidade de declaração de imposto. Ao clicar nele, inicia-se o processo de formulação.

Antes de começar, é importante lembrar que a declaração por dispositivos móveis é indicada somente para pessoas físicas que produzam um tipo de declaração mais simples. Como exemplo seriam os que estejam realizando o procedimento pela primeira vez (porque o app não permite que se resgate para utilização os dados do ano passado) e trabalhadores que tenham como única fonte de renda o que recebem de determinada empresa.

Isso ocorre porque a funcionalidade ainda possui algumas restrições como a falta de fichas importantes para a declaração de rendimentos de pessoas jurídicas, por exemplo. As fichas que estão presentes para preenchimento até o momento são: a de dependentes, a de rendimentos tributÁveis e recebidos de pessoas jurídica e a de pagamentos e doações efetuadas. Através de um botão + no canto da tela, o usuÁrio adiciona as suas informações. 

Assim como no computador, ao preencher as folhas e informar os dados, o aplicativo calcula os valores de restituição e imposto automaticamente e ainda sugere qual a opção mais vantajosa entre desconto simplificado ou dedução.

- Continua após a publicidade -

 

Confira no vídeo abaixo um passo a passo de como realizar a sua declaração através do aplicativo:

Se ainda tem dúvidas se a sua condição se enquadra entre as limitações para declara imposto de renda por dispositivos móveis, consulte a pÁgina da Receita Federal com as normas de utilização

Assuntos
Tags
  • Redator: Carolina Franco

    Carolina Franco

    Com pouca habilidade no playstation, leva surra de toda na redação. Seu vício são os games para celular e as tecnologias mobile. Desde que passou a cursar jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina, descobriu nas notícias sua verdadeira vocação: escrevê-las e publicá-las agilmente.

Você joga com quais controles no PC?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.