Índice do Artigo

O Facebook anunciou no começo de abrilFacebook Home, aplicativo gratuito para Android que se integra ao sistema e centraliza a experiência do usuÁrio nas funcionalidades da rede social. Disponível somente para os smartphones Samsung Galaxy S III e Galaxy Note II, o app traz duas grandes novidades: a alteração completa na interface do Android e uma atualização do Facebook Messenger que permite ao usuÁrio receber e responder mensagens, independente do aplicativo que estiver usando no momento.

Desde a forma como foi montado o novo layout até a sua usabilidade, o Facebook Home é voltado aos fãs da rede social – os que constantemente querem saber o que aconteceu de novo entre os seus amigos e pÁginas preferidas. Se você tem esse perfil, o app em destaque da vez se encarregarÁ de trazer ao seu celular uma experiência mais simples e “limpa” de uso do sistema.

As atualizações do feed de notícias do Facebook passam a ocupar totalmente a tela do celular, onde o usuÁrio pode passar para a próxima postagem, curtir ou comentar.

A pequena foto de perfil localizada na parte inferior é a responsÁvel por trazer as únicas três opções de menu do aplicativo: Facebook Messenger, o acesso aos outros apps do celular e um botão que volta para o layout original do Android. Para entrar nesses atalhos, deve-se arrastar o ícone da foto para onde deseja e soltÁ-lo para ativar.

Caso você opte pela seção de apps, encontrarÁ uma Área com uma aparência bem simplificada da atual home do sistema Android. Enquanto na Área esquerda aparece uma lista alfabética de todos os aplicativos instalados no seu celular, a direita oferece um conjunto de ícones “favoritos” – aqueles que estão localizados na tela inicial. O local também oferece uma barra na parte superior onde o usuÁrio pode adicionar uma nova publicação no seu perfil, postar novas fotos ou fazer o check in em algum ambiente. 

Além do menu principal pela foto de perfil, é possível acessar uma pÁgina de configurações gerais do aplicativo através do botão esquerdo do Android. Nessa seção, é possível definir se a barra de notificações gerais do celular deve aparecer durante o uso do Facebook Home, desativar a utilização do app por tempo indeterminado e até mesmo definir o uso de dados da internet do seu celular pelo software em alto, médio ou baixo.

Com a proposta de trazer uma nova maneira de navegar pelo Facebook sem complexidades, o Home é uma boa tentativa de inovação. No entanto, falha em alguns pontos como em não trazer um ícone de câmera e de realização de chamadas direto no menu principal, o que força aos usuÁrios se deslocarem da tela inicial para utilizar essas funcionalidades.

Além disso, não hÁ um botão de busca para localizar um perfil de um amigo e realizar uma postagem direcionada, o que acaba fazendo o usuÁrio voltar variadas vezes à interface original do aplicativo mobile do Facebook. O mesmo fator ocorre quando se deseja compartilhar uma publicação, que só é possível na base original.

Apesar das limitações, o app ainda tem uma proposta interessante e pode tornar a experiência de uso de muitos “maníacos” por Facebook mais interessante. Confira mais detalhes no vídeo abaixo:

YouTube video

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções