Fotodanz

Você jÁ ouviu falar em "cinemagraphs"? São fotografias que "se mexem", normalmente apenas em determinados detalhes. A técnica foi criada pela fotógrafa nova-iorquina Jamie Beck e cria uma impressão divertida, algo como: "que foto bonita... nossa, ela se mexe!"

O processo feito por fotógrafos profissionais envolve uma série de passos complicados para um amador. É preciso uma câmera fixada firmemente em um tripé e tirar uma série de fotos, bem como gravar um vídeo, que deverÁ ser "sobreposto" Á foto escolhida apenas em uma Área selecionada, com uma mÁscara de seleção feita em algum editor de imagens.


Cinemagraphs criados por profissionais


Com um smartphone Android, é possível replicar o efeito facilmente. Basta usar o aplicativo gratuito Fotodanz. Ele é super intuitivo, simples, e fÁcil de usar. Quem é usuÁrio do Instagram, inclusive, vai encontrar algumas semelhanças.

Para criar seu próprio "cinemagraph", é só escolher a cena, abrir o Fotodanz e apertar o botão de gravar. Você pode escolher entre capturar a cena em três ou cinco segundos. Depois, é preciso selecionar unicamente a Área que você quer animar, contornando-a com o dedo.

- Continua após a publicidade -

Esse método de seleção faz com que o recorte seja um tanto impreciso, principalmente se a tela do smartphone for pequena. Em tablets, isso funciona muito melhor. Esse aplicativo pode ser muito melhor aproveitado em um Galaxy Note, por exemplo, porque sua caneta stylus de ponta fina mostra-se ideal para contornos bem precisos.

Leva alguns segundos até que o fododanz finalize a animação. Você pode, assim como o Instagram, aplicar alguns filtros. Na versão gratuita, são quatro, incluindo Sepia e Preto-e-branco. Por fim, é possível descartar o resultado ou salvar em uma galeria dentro do próprio app, que mostra todos os seus cinemagraphs jÁ feitos. Também dÁ pra compartilhar por e-mail, redes sociais ou Bluetooth.

O resultado fica bem diferente das fotos profissionais, mas quebra um galho. Se você usar a criatividade e arrumar bons cenÁrios, conseguir manter a câmera firme e ter um bom "timing" para evitar a repetição brusca da animação, você pode conseguir ótimas imagens. E, na própria galeria de visualização, você pode rotacionar a foto ou apagÁ-la. Para visualizar as imagens no computador, após ligar o smartphone com um cabo USB, fica a dica: os arquivos são salvos na pasta Pictures otodanz.

- Continua após a publicidade -


Alguns cinemagraphs criados pela Adrenaline

O resultado mostra uma pequena marca d´Água do Fotodanz na imagem. Para removê-la, é preciso pagar R$2. Quem quiser adquirir todos os filtros, além de retirar a marca, precisa desembolsar R$3,99.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.