Evernote

O app em destaque dessa semana é um dos figurões entre os mais baixados das lojas de aplicativos. O Evernote, disponível para Windows Phone, Android e iOS, é um dos pioneiros a trazer uma plataforma de organização de informações através de notas (no formato de texto, Áudio, imagem, localização e até mesmo de desenhos).

Além de ser muito simples de usar, oferece uma grande vantagem ao disponibilizar um sistema de armazenamento na nuvem, em que o usuÁrio pode acessar e adicionar documentos em qualquer dispositivo. Isso ocorre porque além de podermos acessar a conta Evernote pelo aplicativo, também podemos utilizÁ-la em qualquer navegador pelo site oficial e em um software para computadores.

É importante destacar que apesar do app ser gratuito, ele também trabalha com uma versão paga através de um sistema de assinaturas mensal e anual (R$ 10 e R$ 97, respectivamente). A diferença entre as duas se dÁ pela adição de algumas funcionalidades na versão premium:  acessar notas offline, incluir pedido de senha quando o aplicativo for aberto e que outros usuÁrios possam acessar e editar os arquivos postados. Para quem não necessita dessas funções no cotidiano, a versão gratuita, que analisamos aqui, ainda é uma opção bastante interessante.

O Evernote é muito simples e tem uma navegação bastante intuitiva. Ao abri-lo, encontramos todas as notas adicionadas até o momento separadas por datas, mas hÁ a opção de customizar a exibição para outras classificações como título, localização, etc.

- Continua após a publicidade -

 O aplicativo também facilita na procura de alguma nota específica através de um botão de busca, em que, por meio de palavras chave, pode-se encontrar arquivos relacionados a determinado assunto. Além disso, existem as opções nessa Área de adicionar uma nova nota e de editar alguma jÁ existente. 

Para iniciar a criação de uma nova nota, deve-se acessar o menu, onde existem as opções de criÁ-la por texto, Áudio, foto ou anexando algum documento. Ao selecionar o "nova nota", abre-se uma Área em que pode-se adicionar o título, redigir detalhes em texto na caixa abaixo e customizÁ-los com opções de marcadores, negrito, itÁlico e sublinhado. Pode-se também adicionar imagem, através do ícone de câmera, e encontrar outras opções com o botão "+" para adicionar uma gravação de som e localização, produzir e anexar um desenho e até mesmo ditar para que o aplicativo identifique e crie um texto através do seu Áudio.

- Continua após a publicidade -

Uma outra funcionalidade interessante do aplicativo é a opção de organizar as notas por etiquetas e cadernos. Você pode aglomerar vÁrias notas sobre determinada situação como uma reunião por exemplo em um caderno com um nome específico ou também adicionar todas as notas equivalentes a "recibos de pagamentos" em uma etiqueta e assim encontrÁ-los mais facilmente depois.

O forte ponto do app é que, apesar dele não realizar uma grande função que outros aplicativos não façam como tirar fotos ou gravar Áudio, ele aglomera todos esses documentos em um programa somente, organizando o acesso e o uso desses arquivos. Um bom exemplo é caso você esteja realizando a cobertura de um evento jornalístico, em que, através do app, pode-se salvar em uma mesma nota todas as imagens do evento e o Áudio de uma palestra e acessÁ-los no seu computador através da nuvem. O mesmo se vale para aqueles pequenos pedaços de papel que guardamos com informações importantes, como dados bancÁrios. Adicionamos como notas no aplicativo e acessamos de qualquer lugar por tempo indeterminado.

Confiram no vídeo abaixo mais detalhes sobre a usabilidade do app:

Assuntos
Tags
  • Redator: Carolina Franco

    Carolina Franco

    Com pouca habilidade no playstation, leva surra de toda na redação. Seu vício são os games para celular e as tecnologias mobile. Desde que passou a cursar jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina, descobriu nas notícias sua verdadeira vocação: escrevê-las e publicá-las agilmente.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.