CamScanner

Apesar dos computadores facilitarem a tendência de utilizarmos cada vez menos papel impresso, de vez em quando surge a necessidade de digitalizar algum documento. Para você que não conta com um scanner, trazemos uma sugestão de solução. O CamScanner é um aplicativo que utiliza a câmera do seu smartphone com a ajuda de alguns filtros para levar ao computador o seu documento em papel.

Disponível para aparelhos Android e da Apple, o app tem uma versão gratuita e outra paga. A diferença entre as duas se dÁ pelos anúncios, uma pequena marca d'Água no canto inferior da pÁgina (foto abaixo) e limite de 50 digitalizações. Para quem pretende utilizar o dispositivo somente para escaniar comprovantes de pagamento e documentos casuais, a versão free, que analisamos aqui, ainda é uma opção interessante.

O CamScanner é simples e torna a navegação bastante intuitiva. Ele possui somente três botões na barra inferior e um menu de configurações. Os documentos que jÁ foram escaniados ficam expostos na tela inicial e, ao serem selecionados, hÁ a disponibilidade de serem novamente editados. Além disso, existe uma barra lateral, onde o usuÁrio pode customizar categorias para organizar seus documentos.

- Continua após a publicidade -

Para iniciar a digitalização, deve-se apertar no botão indicativo de câmera e tirar uma fotografia do documento desejado. Depois, o aplicativo jÁ faz automaticamente uma pré-seleção da Área do documento, que pode ser modificada nos pontos que compõem as laterais da figura.

Após a seleção, o CamScanner passa um filtro na imagem alterando o brilho e contraste para realçar a perspectiva de leitura do documento. Apesar de ser automÁtico, o usuÁrio também pode alterar as frequências da edição até definir a quantidade ideal que realce a cor do texto. 

Um forte ponto do app é que ele transforma o arquivo final em PDF e oferece um botão compartilhar, para que envie o arquivo para as contas cadastradas pelo usuÁrio no smartphone (Gmail, Dropbox, etc).

Agora chegando aos defeitos do aplicativo, os principais são a disponibilidade somente em inglês e o valor de 10 reais pela licença, que não é dos mais baratos para apps. No entanto, para quem pretende utilizÁ-lo somente para emergências, a versão free disponibiliza a criação de até 50 documentos, uma quantidade significativa que poderÁ durar bastante tempo dependendo do uso.

- Continua após a publicidade -

Além de todas as opções de utilização apresentadas, o aplicativo também ajudar o usuÁrio quando precisa de xerox, podendo escanear o documento necessÁrio e imprimir normalmente em sua própria casa. Confiram no vídeo abaixo mais detalhes do app:

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Carolina Franco

    Carolina Franco

    Com pouca habilidade no playstation, leva surra de toda na redação. Seu vício são os games para celular e as tecnologias mobile. Desde que passou a cursar jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina, descobriu nas notícias sua verdadeira vocação: escrevê-las e publicá-las agilmente.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.