Rambus demonstra superioridade da XDR sobre a GDDR5

A Rambus Inc., uma das gigantes em se tratando de arquitetura de memórias, demonstrou hoje um sistema utilizando a memória mais rÁpida do mundo.

Com padrão XDR, a memória de 32x1Gb rodou a 7.2Gbps (também mensurado como 7.2Ghz), consumindo 40% menos energia que uma GDDR5 de igual clock.

A XDR possui controladora de memória XIO, contando com uma relação clock/consumo 3,5 vezes superior que a controladora para GDDR5.

Não bastasses todos esses números, a Rambus informou ainda que a nova XDR tem uma largura de banda duas vezes maior que uma GDDR5 equivalente. Para comparação, uma GDDR5 a 3.9Ghz com bus de 256 bits possui largura de 124,8GB/s, enquanto que uma XDR de igual clock e bus com 128 bits atinge 115,2GB/s. Em caso de uma memória de 256 bits, esse valor duplica para 230,4GB/s!

 Por fim, a controladora XIO conta com suporte de operação bimodal, sendo compatível ainda com a próxima geração XDR2.

- Continua após a publicidade -

Segundo palavras de Martin Scott, vice presidente sênior de Desenvolvimento de Pesquisa e Tecnologia da Rambus, as futuras GPUs e CPUs multi-núlceos necessitam de memórias cada vez mais poderosas, com baixo consumo de energia e dissipação mínima de calor. Para Scott, as XDR e XDR2 são soluções mais do que indicadas nessas situações, com clocks entre 3.2 e 7.2Ghz, podendo chegar a 10Ghz/Gbps.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.