Intel prepara chip gráfico até 40% mais eficiente para smartphones e tablets

A Intel anunciou o desenvolvimento de uma nova tecnologia de chips grÁficos, focados em tablets e smartphones, que promete economizar energia sem comprometer performance. A tecnologia foi apresentada por Divya Kolar, no International Solid State Circuits Conference, e seria capaz de reduzir o consumo em até 40%.

O núcleo grÁfico foi desenvolvido para os chips em 22 nanômetros, e atualmente o núcleo grÁfico estÁ em fase de protótipos. Ele opera concentrando a tensão em menos circuitos, reduzindo o consumo energético em partes inativas do chip. Isto também tornaria o "sleep mode" muito mais eficiente nestes chips, reduzindo a tensão elétrica nos circuitos desnecessÁrios de forma mais rÁpida.

Com esta técnica, a performance da GPU não sofreria impacto,  pois o chip seria capaz de reverter o processo, e aumentar a tensão elétrica em todo os componentes para lidar com uma demanda maior, e entregar assim mais performance.

Apesar de ser compatível com a atual geração Atom, jÁ feita em 22 nanômetros, a Intel não divulgou quando a iGPU estarÁ disponível no mercado, nem em quais modelos .

- Continua após a publicidade -

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.