
Rússia passa a considerar "potencialmente suspeito" o uso de bitcoins
A Procuradoria Geral da Rússia emitiu a sua posição sobre a moeda bitcoin e, em comunicado, disse que "os sistemas de pagamentos anônimos e as moedas virtuais que ganharam circulação considerÁvel são substitutos do dinheiro e não podem ser usados por indivíduos e entidades legais."
Qualquer uso da bitcoin serÁ considerado "potencialmente suspeito", agora que o governo decidiu que as transações com ela são ilícitas." Utilizar a moeda pode ser considerada prÁtica ilegal, "como lavagem de dinheiro obtido através de crimes e o financiamento do terrorismo."
De acordo com o The Verge, a nova política em relação às bitcoins não vai fazer, no entanto, que a polícia bata na porta dos russos que usarem a moeda aqui ou ali. Porém, seus nomes serão adicionados a uma lista de vigilância.
A Rússia não é a primeira a tornar ilegais as transações com a moeda virtual. A China e o CanadÁ também jÁ demonstraram ser contra negociações que envolvam as bitcoins. Eles alegam que a moeda, além de ser super volÁtil, facilita a lavagem de dinheiro.