Rússia passa a considerar "potencialmente suspeito" o uso de bitcoins

A Procuradoria Geral da Rússia emitiu a sua posição sobre a moeda bitcoin e, em comunicado, disse que "os sistemas de pagamentos anônimos e as moedas virtuais que ganharam circulação considerÁvel são substitutos do dinheiro e não podem ser usados por indivíduos e entidades legais."

Qualquer uso da bitcoin serÁ considerado "potencialmente suspeito", agora que o governo decidiu que as transações com ela são ilícitas." Utilizar a moeda pode ser considerada prÁtica ilegal, "como lavagem de dinheiro obtido através de crimes e o financiamento do terrorismo."

De acordo com o The Verge, a nova política em relação às bitcoins não vai fazer, no entanto, que a polícia bata na porta dos russos que usarem a moeda aqui ou ali. Porém, seus nomes serão adicionados a uma lista de vigilância.

A Rússia não é a primeira a tornar ilegais as transações com a moeda virtual. A China e o CanadÁ também jÁ demonstraram ser contra negociações que envolvam as bitcoins. Eles alegam que a moeda, além de ser super volÁtil, facilita a lavagem de dinheiro.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.