Enquanto alguns preveem o fim, pesquisador projeta futuro de sucesso para o Facebook

No mês passado, divulgamos uma notícia de que alguns pesquisadores da Universidade de Princeton fizeram um estudo revelando uma perda de 80% dos usuÁrios do Facebook, até 2017. A rede social respondeu ironicamente a pesquisa e a história ficou por isso mesmo, entretanto, o pesquisador de pós-doutorado da Universidade Carnegie Mellon, Bruno Ribeiro, acha que a o futuro do Facebook pode ser muito melhor que isso.

Em sua pesquisa, ele utiliza um modelo que separa sites em autossustentÁveis (precisa da atividade dos usuÁrios para sobreviver) e os que não são autossustentÁveis por precisar de conteúdo variÁvel como notícias e marketing para se manter ativo. Ele define o primeiro tipo como sites em que usuÁrios influenciam outros menos ativos a participar das atividades, como é o caso da rede social de Zuckerberg. Isso sem contar os esforços do próprio site para que o usuÁrio interaja e passe cada vez mais tempo nele.

"Se este modelo estiver correto, sites de redes sociais vão tentar tornar a vida dos seus amigos mais interessante e os seus comentÁrios dessas postagens mais urgentes", declarou Ribeiro.  Portanto o Facebook é um dos sites com mais características favorÁveis à continuidade, jÁ que o número de usuÁrios ativos só aumenta e, segundo a pesquisa, isso inspira usuÁrios menos ativos a participar. Sem contar os esforços do próprio site, que passou por vÁrias melhorias nos seus 10 anos de existência e tenta conquistas e sensibilizar o seu usuÁrio frequentemente, como é o caso do vídeo comemorativo lançado ontem

Via IDG Now!

Assuntos
Tags
  • Redator: Leonardo Lorenzoni

    Leonardo Lorenzoni

    Apaixonado por videogames desde que jogou Yu-Gi-Oh Forbidden Memories no Playstation e StarCraft no PC, sofre por ter nascido tão tarde e perder tanta bagagem cultural. Correndo atrás do prejuízo, divide a vida de estudante de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com os vícios em séries e filmes. Gosta do Batman e não gosta do Superman. Escreve notícias para o Adrenaline e tenta não chegar atrasado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.