União Europeia estaria trabalhando em sistema que desliga qualquer carro remotamente

Especulações indicam que a polícia da União Europeia estaria secretamente trabalhando num sistema que permite desligar qualquer carro de maneira remota, a partir de uma central de controle. A reportagem é do Telegraph, que disse ter acesso a documentos confidenciais de um comitê de oficiais da polícia europeia. O jornal também fala que seria possível implantar a tecnologia em todos os novos carros do continente até o fim da década.


 

A tecnologia bÁsica deste sistema jÁ existe e é usada por certas fabricantes em alguns de seus carros. Ela é usada em caso de roubo e funciona assim: com o apertar de um botão, corta-se o fornecimento de combustível do carro. Mas o objetivo da polícia europeia seria ter o controle do sistema, além de tornÁ-lo padrão e obrigatório em todos os veículos novos.

Mas a notícia foi muito mal recebida. Um membro do parlamento inglês, por exemplo, disse: "O preço que pagamos por entregar nossa soberania democrÁtica é sermos governados por uma facção secreta irresponsÁvel". Outras críticas incluem a invasão de privacidade que o sistema caracteriza e a possibilidade de acidentes causados pela ativação acidental do botão. Via The Verge e Jalopnik.

Assuntos
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.