Lenovo compra a Motorola da Google por 2,9 bilhões de dólares

A Lenovo segue com sua estratégia de aquisições, e após a compra da divisão de servidores da IBM, na noite de ontem a empresa anunciou a compra da divisão mobile da Motorola, de posse da Google. A fabricante asiÁtica tem planos de ganhar espaço no mercado internacional, se tornando um "terceiro player de mercado muito fortalecido", enquanto a Google mantem o elemento mais importante da Motorola: seu portfólio de patentes, adquiridas como forma de proteção por conta de uma série de processos entre empresas da Área de smartphones.

Apesar de uma nova geração de aparelhos bem recebidos em anÁlises, como o Moto X e posteriormente o Moto G (inclusive por aqui), a Motorola estava fechando as contas no vermelho, com centenas de milhões de dólares negativos a cada trimestre. A Google adquiriu a divisão de celulares da Motorola em agosto do ano passado, pelo valor de 12.5 bilhões de dólares.

Segundo o IDC, a Lenovo possuía 4.5% do mercado de smartphones no final de 2013, atrÁs (mas quase empatada) com Huawei e LG. Com esta aquisição, a empresa chinesa deve ganhar o terceiro lugar, com a Motorola representando 1% do mercado, no final do ano passado. A Lenovo segue uma estratégia semelhante a que utilizou para se tornar a principal fabricante de computadores do mundo, quando ganhou uma grande fatia de mercado após adquirir a divisão de PCs da IBM.

A Lenovo jÁ vinha ganhando espaço com aparelhos Android, principalmente no mercado asiÁtico, e deve agora começar a ampliar para outros mercados, como o americano e potencialmente o nosso: a Motorola é a terceira maior fabricante na América Latina.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.