Pela primeira vez, vendas de smartphones chegam a 1 bilhão em 2013

Durante 2013 foram vendidos 38.4% mais smartphones que no ano anterior, algo que resultou em um marco para a indústria dos "celulares inteligentes": foram comercializados, pela primeira vez, um bilhão de aparelhos. Outra marca também foi alcançada: os smartphones representaram a maior parte das vendas dos aparelhos móveis, superando os aparelhos celulares convencionais.No total, foram vendidos 1.821 bilhões de unidades de telefones no ano passado.

 Estes dados foram divulgados pela IDC, e apontaram a Samsung novamente como a líder em vendas globais, com 31% do mercado, seguido pela Apple com 15.3%. A marca da maçã, por sinal foi a empresa com crescimento mais modesto, o que resultou em uma perda de 3.4% de representatividade no mercado de smartphones. As empresa Huawei, LG e Lenovo completam a lista das cinco maiores fabricantes, sendo que todas as três conquistaram mais espaço no marketshare.

De acordo com o IDC, as principais tendências do mercado são os aparelhos baratos, principalmente do segmento abaixo dos 150 dólares, em mercados emergentes como China e Índia. Outro destaque são as telas: os aparelhos com telas maiores, os famosos "phablets", também tem apresentado o crescimento mais expressivo.

- Continua após a publicidade -

Outro instituto de pesquisa, porém, pode estragar a festa da indústria: segundo o Strategic Analytics, na verdade passamos "raspando" na marca de 1 bilhão. A empresa de anÁlise de mercado afirma que foram vendidos "apenas" 990 milhões de smartphones, em 2013.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.