Índice do Artigo

Notícias

Mesmo esquecido pelo Google, Orkut possui 6 milhões de brasileiros e completa 10 anos hoje

Parece que foi ontem que começamos a trocar depoimentos e scraps por Orkut, mas acredite: a rede social mais popular do Brasil entre 2004 e 2011 completa hoje 10 anos. Apesar de ser substituído pelo Facebook, o Orkut ainda vive e registrou 6 milhões de usuÁrios brasileiros no mês passado. Muitos desses usuÁrios preferem funções e informações encontradas só no Orkut e suas comunidades, como comentamos em um de nossos artigos.

Com o mesmo nome do seu criador, o engenheiro Orkut Büyükkökten, o Orkut era inicialmente um projeto de faculdade que acabou ganhando repercussão depois de receber investimentos do Google. A rede social ajudou a introduzir grande parte dos brasileiros à internet, jÁ que a ideia de rede social secreta (no começo era preciso convite para entrar no Orkut) aumentou o interesse de muitas pessoas. E durante muito tempo, não possuir um perfil no Orkut era o mesmo que não existir.

O sistema de comunidades é utilizado até hoje por muitos usuÁrios que preferem encontrar informações e debater assuntos nelas, ao invés de grupos do Facebook. E mesmo com a opção de migração para o Google+, muitos preferiram ficar no bom e velho Orkut. Entretanto, após a crescente popularização da rede social de Zuckerberg em 2011, o Orkut foi deixado de lado pela sua empresa criadora, e seu aniversÁrio nem é mais lembrado por ela. A última vez que o Orkut recebeu um doodle comemorativo foi em 24/01/12, quando completava 8 anos.  

Com uma década de existência, a rede social parece não ter nenhuma expectativa para o futuro, mesmo que seu fim ainda não tenha sido anunciado. Ele não recebe atualizações hÁ um bom tempo e a tendência é de cada vez mais perder usuÁrios. E você, sente falta do Orkut? Se você sente, deixe nos comentÁrios o que mais gostava “nesta rede social que mal conhece e considera pacas”. 

Via Exame.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções