
HDs da Hitachi são os mais confiáveis; Os da Seagate são os piores
[+update]:
A Seagate emitiu uma nota oficial de esclarecimento sobre o assunto. Segundo a empresa, os testes não foram realizados dentro das condições para as quais os HDs foram desenvolvidos. "Sempre valorizamos e levamos muito a sério o feedback de nossos clientes. Neste caso, os dados não são consistentes com quaisquer dados que tenhamos recebido de nenhum cliente", diz o comunicado.
"Nesta situação, aparentemente os drives externos para desktop foram comprados, retirados da caixa e usados para cargas de trabalho de nível empresarial – aos quais não foram projetados ou testados", completou a Seagate.
A empresa ainda disse que jÁ contatou a Backbase, responsÁvel pelo o estudo, para obter mais informações sobre os testes.
[Notícia original]:
A Backbase, fornecedora de um serviço em nuvem, publicou uma pesquisa sobre a confiabilidade dos discos rígidos para o mercado consumidor doméstico.
De acordo com o levantamento da empresa, que utilizou um universo superior à 27 mil hard drives (detalhes na imagem abaixo), os HDs da Hitachi se mostraram os mais confiÁveis, enquanto que os da Seagate foram os que tiveram o pior resultado.
Confira o resultado:
Vale mencionar que a Backbase utiliza como justificativa na escolha dos discos rígidos utilizados, modelos que apresentem um bom custo x benefício para o consumidor. Portanto, produtos mais caros não participaram dos testes.
HÁ ainda alguns modelos que ficaram de fora, por não serem compatíveis com o sistema Storage Pods da Backblaze, como é o caso das unidades de 3TB Green da Western Digital e os Seagate LP (baixo consumo) de 2 TB. Segundo a companhia, tais unidades começaram a acumular erros assim que entraram em funcionamento em seu sistema. Provavelmente o problema estÁ relacionado à vibração. Ainda conforme a Backblaze, isso se deve ao fato de tais HDs serem projetados para consumir pouca energia, o que resulta em constantes desligamentos, o que os torna incompatíveis com o ambiente Storage Pods, que exige um uso agressivo das unidades.
A confiabilidade dos HDs foi mensurada através da taxa de falha anual. Trata-se do número médio de falhas que o usuÁrio pode esperar utilizando o drive por um ano. O termo "falha" é utilizado quando hÁ a necessidade de substituição de um disco no Storage Pods.