Agora dá para testar: SteamOS alternativo traz suporte a dual-boot e PCs mais antigos, sem o UEFI

A experiência do SteamOS, até o momento, estava restrita aos intrépidos hackers ou aos que acompanharam nosso vídeo de teste com o sistema (ali abaixo). Agora mais pessoas vão ter a chance e testar o novo sistema baseado em Linux, graças a uma versão alternativa chamada "Ye Old SteamOSe".

A adaptação do SteamOS corrige algumas das que são as maiores deficiências do sistema, que ainda estÁ em desenvolvimento. A distro alternativa tem suporte a sistemas sem a tecnologia UEFI (presente apenas em computadores mais recentes), pode ser instalada diretamente de um DVD ou pendrive, conseguirÁ usar espaços customizados do HDs (a oficial da Valve por hora "toma" 500GB) e também serÁ possível gerar um dual-boot, possibilitando manter outro sistema no PC além do SteamOS. Outro ponto importante é o suporte a placas de som, não limitando mais o Áudio para a saída HDMI, algo que deve contornar problemas como o que identificamos (em nosso teste, o sistema ficou sem som).

Apesar destas melhorias, o sistema ainda é experimental, e os desenvolvedores recomendam "não instalar em um computador que você não estÁ preparado para perder". Se você estiver afim de arriscar, agora que ficou um pouco mais fÁcil, basta pegar a ISO no link oficial do projeto. Por lÁ você encontrarÁ os arquivos necessÁrios, e tutoriais de instalação.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.