Cisco: 99% dos malwares especializados em dispositivos móveis são direcionados ao Android

A Cisco liberou seu relatório anual de segurança, documento onde a empresa revelou que 99% dos softwares maliciosos desenvolvidos para atacar plataformas móveis são focados no sistema Android. Segundo a empresa, o Java (sempre ele...) foi responsÁvel por 91% das vulnerabilidades exploradas em todos os malwares que transitaram pela rede, sendo que 71% de seus consumidores ainda estão rodando o Java na versão 6, aplicativo defasado e sem receber mais atualizações de segurança.

GrÁfico dos aparelhos com maior taxa de encontro com malwares na rede

 

Porém, nem todos os softwares "do mal" são voltados a apenas uma plataforma. Considerando ameaças "genéricas", os usuÁrios do sistema da Google representaram 71% do total de contato com softwares maliciosos. Em segundo lugar vem os donos de iPhones, com 14%. No caso dos aparelhos Android, a grande maioria dos malwares estão escondidos em apps aparentemente legítimos, vendidos em lojas de aplicativos ilegais.

Segundo o relatório, a tendência do BYOD (traga seu próprio dispositivo, em tradução livre) onde as empresas motivam seus funcionÁrios a utilizarem seus smartphones pessoais nas atividades profissionais tem sido uma oportunidade muito visada nos novos ataques digitais. 

- Continua após a publicidade -

Malwares divididos por tipo 

 

A Cisco também liberou informações sobre o tipo de ameaças mais comuns na rede. Em torno de 64% dos softwares maliciosos são do tipo Trojan, seguido de Adwares e Worm. Outro destaque do relatório é a volta de uma "velha técnica": a DDoS, ou ataque de negação de serviço. Apesar de ser considerada antiga, e por isto ser considerada menos perigoso por vÁrias empresas, esta forma de ataque foi amplamente usada nos anos de 2012 e 2013.

Mais informações sobre os dados divulgados pela Cisco podem ser vistos no relatório completo (PDF em inglês). 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.