Microsoft e Machinima se pronunciam a respeito da promoção "secreta" do Xbox One no Youtube

Ontem os principais sites de notícias de games foram tomados pelo vazamento da informação que a Microsoft e a Machinima teriam entrado num acordo para pagar às escondidas aos "youtubers" que fizessem vídeos favorÁveis ao Xbox One. Hoje, as empresas se pronunciaram a respeito do acontecimento: "foi um acordo de marketing típico".

Uma vez que a FTC (Federal Trade Comission - Comissão Federal do Comércio) proíbe promoção e propaganda de produtos que não estabeleçam com clareza que se tratam de conteúdo patrocinado, as empresas acrescentaram que a clÁusula de confidencialidade do acordo se referia aos termos dele e não à existência do contrato.

Mesmo assim, nenhum "youtuber" participante do acordo declarou no vídeo que estava sob o regimento dele e isso vai contra o padrão de vídeos do Machinima. Segundo os gerentes do canal, eles requerem que os usuÁrios que estejam produzindo conteúdo patrocinado informem no vídeo. "Isso não aconteceu aqui e estamos avaliando por quê. Todos os participantes estão sendo requeridos hoje para manter nossa linguagem padrão seguindo em frente. Nós nos desculpamos por qualquer erro ou confusão" - Declarou o Machinima.

A informação dividiu a comunidade gamer e produtora de conteúdos no Youtube. Mesmo os usuÁrios aqui do Adrenaline ficaram bem divididos quanto a esse pagamento "secreto" ter sido correto ou não. Se a Microsoft conseguir provar que de fato não teve a intenção de esconder a existência do acordo, ela pode sair isenta de punições, mas a credibilidade dos "youtubers" possivelmente foi bastante afetada. Via Wall Street Journal

- Continua após a publicidade -

Assuntos
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.