Ontem os principais sites de notícias de games foram tomados pelo vazamento da informação que a Microsoft e a Machinima teriam entrado num acordo para pagar às escondidas aos “youtubers” que fizessem vídeos favorÁveis ao Xbox One. Hoje, as empresas se pronunciaram a respeito do acontecimento: “foi um acordo de marketing típico”.
Uma vez que a FTC (Federal Trade Comission – Comissão Federal do Comércio) proíbe promoção e propaganda de produtos que não estabeleçam com clareza que se tratam de conteúdo patrocinado, as empresas acrescentaram que a clÁusula de confidencialidade do acordo se referia aos termos dele e não à existência do contrato.
Mesmo assim, nenhum “youtuber” participante do acordo declarou no vídeo que estava sob o regimento dele e isso vai contra o padrão de vídeos do Machinima. Segundo os gerentes do canal, eles requerem que os usuÁrios que estejam produzindo conteúdo patrocinado informem no vídeo. “Isso não aconteceu aqui e estamos avaliando por quê. Todos os participantes estão sendo requeridos hoje para manter nossa linguagem padrão seguindo em frente. Nós nos desculpamos por qualquer erro ou confusão” – Declarou o Machinima.
A informação dividiu a comunidade gamer e produtora de conteúdos no Youtube. Mesmo os usuÁrios aqui do Adrenaline ficaram bem divididos quanto a esse pagamento “secreto” ter sido correto ou não. Se a Microsoft conseguir provar que de fato não teve a intenção de esconder a existência do acordo, ela pode sair isenta de punições, mas a credibilidade dos “youtubers” possivelmente foi bastante afetada. Via Wall Street Journal.
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