Gartner: Menos de 1% dos apps vão conseguir se tornar "sucessos comerciais"

Apesar do crescimento e popularização de smartphones e seus aplicativos, conseguir renda através do desenvolvimento de apps é uma missão difícil. Segundo relatório do Gartner, menos de 0.01% dos softwares para dispositivos móveis são considerados um "sucesso comercial" por seus desenvolvedores.

"TÁ fÁcil pra ninguém" 

Um dos motivos que leva a esta grande limitação sobre os apps rentÁveis é a preferência pelo modelo gratuito. O instituto de pesquisa prevê que 94.5% das aplicações serão gratuitas, em 2017. Das pagas restantes, 90% serão baixadas menos de 500 vezes por dia, e também farão menos de US$ 1.250 de renda diÁria. "Isto tende a piorar ainda mais no futuro, onde haverÁ uma competição ainda maior", explica Ken Dulaney, analista do Gartner.

Apesar deste panorama negativo para os desenvolvedores, a Área de apps estÁ em grande expansão. O uso de aplicativos móveis cresceu 112% durante o ano passado, sendo que só na App Store, loja de aplicativos para dispositivos da Apple, foram gastos 10 bilhões de dólares durante o ano passado. Segundo as contas da própria Apple, seus desenvolvedores (que ficam com 70% do valor da venda) jÁ lucraram US$ 15 bilhões através da App Store.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.