AMD anuncia a quarta geração de APUs, codinome Kaveri, para Desktops

Enfim, a AMD lança oficialmente sua nova geração de Unidades de Processamento Acelerado (APU), codinome Kaveri. Os novos chips são compatíveis exclusivamente com o socket FM2+, baseados no chipset A88X, A78 e A55. As novas APUs combinam a microarquitetura de processadores "Steamroller" e os grÁficos integrados Graphic Core Next 2.0.

As novas APUs trazem uma série de inovações, como memórias em hUMA, que unifica a memória e libera acesso a ela tanto para CPU quanto GPU,  e virão em litografia de 28 nanômetros. A AMD liberou uma série de detalhes sobre estes chips durante a CES 2014, e vocês podem conferir com mais detalhes aqui neste link.

Após a evolução modesta na última geração, hÁ uma expectativa para o ganho de performance na parte grÁfica das APUs, para manter a AMD na frente da Intel (que vem evoluindo rapidamente) neste aspecto. O ganho de performance nos grÁficos integrados também devem ser muito bem-vindos para construção de sistemas ultrafinos e portÁteis com um bom "poder de fogo" para games (mais alguém aí imaginou uma Steam Machine?). Com demonstrações do A10 rodando Battlefield 4 em FullHD e em qualidade intermediÁria, as APUs podem virar sérias candidatas a componente para games, dispensando placas de vídeo para gamers "menos exigentes".

Por sinal, jÁ estamos com um kit pronto para testar as novas APUs: duas placas-mãe, uma da Asus e outra da Gigabyte, um A10 7850K e também duas memórias AMD Radeon 4GB DDR3 de 2133MHz. Fiquem de olho aqui no site, que devemos ter novidades em breve, com a anÁlise completa e os benchmarks destes novos produtos! 

- Continua após a publicidade -

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.