Fabricante de GPUs do iPhone 5S revela novidades na CES 2014; PowerVR Series6XT promete ganho de 50%

A Imagination Technologies revelou durante a CES 2014, a nova geração de GPUs da linha PowerVR para os dispositivos ultraportÁteis (leia-se tablets e smartphones), a 6XT "Rogue".

Composta pelos chips GX6240 e GX6250 (cluster de processamento duplo); GX6450 (cluster quÁdruplo); e GX6650 (cluster sêxtuplo), apenas a GX6240 sofreu aprimoramentos na arquitetura, ao passo que as demais são versões otimizadas em termos de desempenho.

A companhia utiliza o termo "cluster de processamento" no lugar de "núcleos de processamento" em seus chips, como forma de se referir ao fato de que cada cluster não replicar integralmente todo o hardware de um núcleo de processamento, limitando-se basicamente aos ALUs de shaders e hardware de texturas.

A Imagination Technologies promete um ganho de performance de até 50% sobre as GPUs da geração anterior, além de ressaltar a melhoria na eficiência energética, através do refinamento nas estruturas elétricas.

- Continua após a publicidade -

Os chips da série 6XT suportam o DirectX 10, OpenGL ES 3.0 e OpenCL 1.x, o que em outras palavras, quer dizer que o suporte em termos de API não sofreu aprimoramentos sobre as GPUs da geração anterior.

Ao que tudo indica, a série parece utilizar a mesma arquitetura fundamental dos chips passados, como é o caso do recurso Unified Shading Cluster (Cluster de Shader Unificado, da sigle em inglês USC) com projeto escalar "16-wide" capaz de lidar com até 4 operações do tipo FP32 pro ciclo de clock.

A grande novidade parece estar mesmo na eficiência energética, com a presença de 7 estÁgios refinados de energia, de forma que processos individuais ou mesmo os USCs podem ser desligados sem que a GPU entre em estado de ociosidade. Algo particularmente interessante para carregamentos de fluxos casuais de leve impacto. Outro ponto de destaque estÁ na nova tecnologia de compressão "PVR3C", suportando uma vasta gama de formatos, como é o caso do ASTC (Adaptive Scalable Texture Compression – Compressão de Textura EscalÁvel Adptativa), presente ainda no recém lançado Tegra K1 da NVIDIA.

A Imagination Technologies afirma que com as GPUs da Series 6XT, a companhia atingiu o melhor desempenho em termos de processamento por Área do die (GFLOPS/mm2) e performance por consumo gasto (GFLOPS/mW) de sua história.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.