Intel lança câmera 3D que promete imersão em tablets e notebooks

A Intel apresentou nesta segunda-feira, na CES 2014, a Intel Real Sense 3D câmera, primeira câmera 3D integrada a dispositivos do Mundo. Mooly Eden, Vice Presidente de Computação Perceptiva da Intel, destacou que este é um esforço da Intel para tornar a interação das pessoas com a tecnologia mais simples, natural e interativa. A novidade deve chegar no segundo semestre de 2014 em equipamentos de fabricantes como Lenovo, Asus, Acer, HP, Dell, entre outros fabricantes.

O executivo justificou o lançamento das câmeras 3D integradas aos dispositivos com o argumento que vivemos e interagimos em três dimensões, mas os computadores continuam sendo em 2D. Aproveitando o clima de Las Vegas, Eden demonstrou o produto enaltecendo o fato de a câmera ser mais fina que uma ficha dos casinos locais, podendo assim ser incorporada em dispositivos variados como notebooks e tablets.

Com a câmera Real Sense3D, o computador passa a capturar o estado de espírito e humor do usuÁrio. Além disso, habilita conversas entre usuÁrio e dispositivo, controle de Windows e jogos por gestos, captura de objetos 3D com aplicação de filtros em tempo real e posterior impressão em impressora 3D.

- Continua após a publicidade -

Um dos demos apresentados durante o evento contou com a presença de Justine Ezarik, uma Vlogger de bastante sucesso nos Estados Unidos. Através de uma vídeo conferência entre o executivo e a it girl, foi demonstrada a parceria entre Microsoft e Intel para aumentar a imersão em vídeo chamadas feitas pelo Skype, com a câmera 3D habilitando a mudança do plano de fundo, permitindo posicionar a pessoa em uma praia, evento esportivo, compartilhar uma apresentação ou mesmo utilizar um fundo de cor chapada, escondendo assim o segundo plano.

Dragon Assistant: o Siri para Windows

Ainda no intuito de aumentar e humanizar a interação entre homem e mÁquina, Eden anunciou que a nova geração do assistente pessoal da empresa Nuance, o Dragon Assistant, jÁ estÁ disponível em dispositivos como Notebooks, Ultrabooks e All-in-Ones da Acer, HP, Dell, Lenovo e em breve em produtos da Toshiba e Asus.

Utilizando o Dragon assistant o usuÁrio consegue através do movimento da cabeça controlar a direção do Google Earth, por exemplo, facilitando a navegação através do movimento natural do ser humano. Através do controle por voz é possível consultar restaurantes, agendar reuniões e interagir de outras formas. Em suma, um siri para PC.

Homem x MÁquina: a evolução dos chips

- Continua após a publicidade -

Para falar sobre a evolução dos chips, o Vice Presidente da Intel traçou um paralelo entre homem e mÁquina, mencionando que os dispositivos estão se tornando cada vez mais conectados e em breve a tendência é termos aparelhos implantados em seres humanos. Na opinião de Eden, isso só se tornou possível devido a três coisas: a invenção do transistor, a invenção do circuito integrado e a criação da Lei de Moore - que diz que o número de transistores em um chip dobra a cada dois anos.

Essa evolução dos chips vem mudando a forma como o ser humano interage com os computadores. "Estamos diminuindo o gap entre o que o cérebro pode fazer e o chip não", complementou o executivo, mencionando ainda o fato de um ser humano possuir 100 bilhões de neurônios, enquanto um processador Intel de quarta geração Core possui 1.7 milhões de transistores. Permanecendo a Lei de Moore, em 12 anos os computadores vão ter mais transistores que o ser humano neurônios, com o diferencial de os chips terem uma frequência mais rÁpida que os neurônios.

SerÁ? Comente.

* O repórter viajou a convite da Intel 

Assuntos
Tags
  • Redator: Jacson Boeing

    Jacson Boeing

    Apaixonado por tecnologia, gadgets e pelo universo geek em geral, Jacson Boeing é sócio-fundador e Editor do Adrenaline, onde desenvolve um trabalho de bastidores, desenvolvendo parcerias e formas criativas de dominar o universo! Fora os sonhos ambiciosos, também ajuda no desenvolvimento de pautas e escreve esporadicamente sobre tecnologia, além de viajar para cobrir in-loco alguns eventos internacionais considerados importantes dentro da estratégia de expansão do Adrenaline.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.