De olho no mercado automotivo, Nvidia anuncia modelo do Tegra para carros

Além de sua nova geração do Tegra, a Nvidia anunciou em um evento pré-CES a variante do chip para o mercado automotivo, o Tegra K1 VCM. O objetivo deste processador é incorporar ao carro novas funções através do alto poder de processamento dos 192 núcleos CUDA presentes no Tegra K1.

Entre as capacidades do novo chip embarcado em automóveis estaria  detecção de objetos e informações em tempo real ao motorista, baseado nas imagens capturadas por câmeras. Desta forma, o processador poderia identificar que o motorista estÁ em rota de colisão com outro veículo, ou que não estÁ mais no centro de sua faixa. "Estas capacidades irão abrir caminho para os futuros carro autônomos", prevê Jen-Hsun Huang, CEO da Nvidia.

Outra possibilidade é o uso do processamento adicional para criação de painéis dinâmicos e com visual mais atraente. O CEO da Nvidia apresentou o Project Mercury, onde um painel de alta qualidade é renderizado pelo chip Tegra K1, com grande possibilidade de customização. Outro potencial para o novo chip, mencionado apenas de forma superficial durante a apresentação, é o uso em sistema de infotainement, que unem informação relacionada ao trÁfego com entretenimento do motorista e passageiros.

- Continua após a publicidade -

"O automóvel é um bem de alto valor, e que pode agregar ainda muito mais funções. Para isto ele precisa de um sistema dinâmico, capaz de se atualizar e melhorar seu funcionamento", teoriza Jensen. Segundo a Nvidia, jÁ existem 4.5 milhões de automóveis com chip Tegra, de montadoras como Volkswagen, BMW, Audi e Tesla Motors.

O chip é compatível com os sistemas QNX, Android, Linux e Windows, e apesar de não haver informações sobre quais modelos receberiam o novo processador da Nvidia, a empresa chegou a dizer que "terÁ novidades" durante a CES 2014.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Você joga com quais controles no PC?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.