Nvidia anuncia o Tegra K1, novo chip ARM quad-core com 192 núcleos Kepler

A Nvidia anunciou em Las Vegas, em um evento pré-CES, o seu mais novo chip para dispositivos móveis, o Tegra K1, equipado com 192 núcleos de processamento grÁfico na arquitetura Kepler. "Consideramos que a evolução neste chip não foi linear. Foi muito acima disto. Por isto este novo chip não pode se chamar simplesmente Tegra 5", explicou Jen-Hsun Huang, CEO da Nvidia.


O novo processador para dispositivos móveis traz 192 núcleos CUDA, com uma tecnologia semelhante a presente nas placas de vídeo da empresa. Além disto, o Tegra K1 virÁ em duas versões: uma com quatro núcleos de 32-bits, especificação semelhante ao do Tegra 4, e uma versão que traz a aguardada tecnologia Denver, com dois núcleos operando em instruções de 64-bits.

"Enfim os processadores para dispositivos móveis alcançaram o poder de processamento dos computadores. Não hÁ mais este buraco", afirmou Jensen, que destacou a rÁpida evolução dos chips mobile. "A Unreal Engine 2 foi lançada em 2002, e só surgiu em um dispositivo móvel em 2010, ao ganhar uma versão para iOS. Hoje, temos o orgulho de anunciar que a Unreal Engine 3 estÁ sendo adaptada para o Tegra K1, o que significa que foi preciso apenas dois anos para os dispositivos móveis alcançarem o PC".

- Continua após a publicidade -

O novo chip da Nvidia supera a geração passada de consoles, atualizada meses atrÁs. Enquanto o Xbox 360 tem capacidade de 240 GFlops de processamento de shadders, o Tegra K1 é capaz de processar 365 GFlops, tudo com um consumo de 5W, contra os 100W do console de geração passada da Microsoft. No comparativo com o mais recente chip da Apple, o A7, o benchmark rodado pela Nvidia resultou em uma performance em torno de três vezes superior.



A versão quad-core em 32-bits virÁ com CPU A15, e deve chegar ao mercado no primeiro semestre, enquanto a variante dual-core de 64-bits Denver farÁ sua estreia na segunda metade do ano. Ainda não foi divulgado quais serão os dispositivos, e quais fabricantes, irão utilizar o chip. Este ponto é crucial, considerando a adoção do Tegra 4, que se limitou principalmente a parceiros, modelos como o tablet Tegra Note e o "produto da casa" Nvidia Shield.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.