Segundo Forbes, NSA tem acesso total aos iPhones

Os documentos vazados por Edward Snowden ainda rendem muitas descobertas sobre o nível de controle da inteligência americana sobre o mundo. Em setembro deste ano, o jornal alemão "Der Spiegel" jÁ havia publicado que a agência tinha acesso a smartphones, mas o que foi revelado agora é algo muito mais específico: acesso total aos iPhones. Segundo a "Forbes", a NSA possui acesso total a 100% dos iPhones através de um programa chamado "DROPOUTJEEP".

O poder sobre os smartphones da Apple inclui a capacidade de remotamente gravar e acessar arquivos do aparelho, recuperar SMS, recuperar lista de voz, geolocalização, correio de voz, captura de câmera, captura de sons pelo microfone e localização da torre de celular. Isso tudo através deste programa instalado no software dos iPhones.

As informações vieram do 30C3 (30º Chaos Communication Congress), durante o discurso "Proteger e infectar - a militarização da internet" de Jacob Applebaum. Segundo ele, é preciso uma variedade muita grande de métodos de invadir dispositivos iOS para alcançar esta taxa de 100%. Por isso, ele especula que a própria Apple poderia estar facilitando e trabalhando com a NSA para contribuir com este controle.

Em resposta, a Apple enviou para o site "CNET" a seguinte declaração "A Apple nunca trabalhou com a NSA para criar uma 'backdoor' em qualquer de seus produtos, incluindo o iPhone. Adicionalmente, não temos qualquer conhecimento desde suposto programa da NSA que teria como alvo nossos produtos. Nós nos importamos profundamente com a privacidade e a segurança de nossos clientes. Nossa equipe estÁ continuamente trabalhando para tornar nossos produtos cada vez mais seguros, e facilitamos a nossos clientes manter seus softwares sempre atualizados como os mais recentes avanços."

Ainda segundo o jornal alemão "Der Spiegel", o iOS não é o único sistema invadido pela NSA. Alguns dispositivos rodando com Android e alguns da BlackBerry também estariam ao alcance da agência de inteligência. Além disso, a "Forbes" revelou que a NSA também estaria interceptando notebooks encomendados pela internet para instalar spyware e devolver para seus compradores, tendo controle também sobre eles.

O discurso de Applebaum teve grande repercussão nas mídias sociais e estÁ disponível integralmente no YouTube. Sobre os documentos vazados, ele projeta que no ritmo atual levaremos 42 anos para revelar todas as informações. Confira o discurso na íntegra aqui:

- Continua após a publicidade -

Via O Globo e Forbes.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Leonardo Lorenzoni

    Leonardo Lorenzoni

    Apaixonado por videogames desde que jogou Yu-Gi-Oh Forbidden Memories no Playstation e StarCraft no PC, sofre por ter nascido tão tarde e perder tanta bagagem cultural. Correndo atrás do prejuízo, divide a vida de estudante de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com os vícios em séries e filmes. Gosta do Batman e não gosta do Superman. Escreve notícias para o Adrenaline e tenta não chegar atrasado.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.