Quase 5 milhões de números de telefone e usernames do Snapchat vazam na internet

Update 03/01: O Snapchat avisou em seu blog que vai atualizar o aplicativo para desativar, caso o usuÁrio queira, o recurso de ser encontrado através do número de telefone. Essa seria a possível causa da falha de segurança que teria permitido o acesso aos dados dos usuÁrios. No post, a empresa diz que "a comunidade Snapchat é um lugar onde amigos se sentem confortÁveis para se expressar" e que estão dedicados a evitar abusos.

Texto original: O número do telefone e o username de mais de 4.6 milhões de usuÁrios do Snapchat da América do Norte vazaram na internet. O SnapchatDB, um site não oficial do aplicativo que era gerenciado por alguém desconhecido e não estÁ mais no ar, permitia o acesso a dois arquivos, um SQL e outro CSV, que mostram detalhes dos usuÁrios e a sua localização.


Os dois dígitos finais dos números de telefone foram censurados para "minimizar spam e abuso", mas o site mostrava um aviso para que as pessoas ficassem a vontade para entrar em contato e solicitar o conteúdo censurado.

De acordo com o The Verge, o SnapchatDB dizia que as informações representavam a grande maioria dos usuÁrios do Snapchat, mas uma estimativa do Centro de Pesquisas Pew mostra que o app tem mais de 26 milhões de cadastrados apenas nos Estados Unidos. Além disso, o conteúdo parece estar incompleto. Participantes do fórum Reddit reportaram que apenas 76 dos 322 códigos de Área dos Estados Unidos aparecem nos dados vazados.

- Continua após a publicidade -

O vazamento surgiu uma semana depois de o Snapchat mostrar-se preocupado com o resultado de uma pesquisa da Gibson Security. A empresa de segurança disse que encontrou uma falha na segurança do aplicativo que, de acordo com a Ars Technica, poderia ser corrigida com uma série de códigos. No dia 24 de dezembro, a Gibson mostrou como qualquer um poderia obter 10 mil números de telefones em apenas sete minutos.

Em um post no blog, o Snapchat admitiu que se alguém subir uma grande quantidade de números de telefone, eles vão poder ligar esses números aos usernames. Mesmo assim, ela diz que passou a minimizar o problema ao implementar vÁrias proteções para tornar o processo mais difícil.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.