82% dos jogos vendidos no Brasil são piratas, aponta pesquisa

Uma pesquisa divulgada pelo Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP) mostra que 82% dos jogos eletrônicos vendidos no Brasil são piratas.

Embora não esclareça os métodos de obtenção dos dados, a estimativa do estudo é que mais de R$ 140 milhões deixem de circular no país devido à prÁtica ilegal.



"O pirata só copia o que deu certo e, assim, tem uma vantagem, pois quem fica no prejuízo é a indústria formal, que investe bilhões de dólares na tentativa de viabilizar produtos", explicou Edson Vismona, presidente do FNCP, em entrevista ao UOL Jogos

Falsificados em alta

- Continua após a publicidade -

A pirataria só tem crescido no país. Em 2012, a prÁtica movimentou mais de R$ 2 bilhões em todo o território nacional em 2012. O número representa um aumento de 25% em relação ao ano anterior.         

E segundo a FNPC, foram apreendidos 78 milhões de produtos piratas apenas na cidade de São Paulo, entre dezembro de 2010 e dezembro de 2012.

"Não se trata apenas de produtos piratas contrabandeados vendidos pelos ambulantes. A estrutura que sustenta o comércio ilegal é bem mais profunda. São prÁticas criminosas extremamente sofisticadas[...], que afrontam a sociedade e especialmente os empresÁrios que, arcando com os custos da formalização do seu negócio, ainda sofrem com a concorrência ilegal", completou Vismona, no relatório oficial sobre a pesquisa.

- Continua após a publicidade -

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Andrei Longen

    Andrei Longen

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Andrei Longen é entusiasta por videogames desde os 7 anos, quando ganhou um Odyssey 2, seu primeiro console. Hoje tem PS4, PS3 e PS Vita e adora caçar troféus em todos os jogos. Colabora no Adrenaline com notícias, análises, artigos, colunas e vídeos.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.