Em troca de asilo político, Snowden oferece ajuda ao Brasil

[update]:  Ainda segundo a Folha, o governo não irÁ dar asilo político para Snowden, jÁ que não se interessa em investigar a NSA. O Ministério das Relações Exteriores até achou "positiva" a parte da carta que fala sobre "defesa da privacidade e dos direitos humanos bÁsicos", mas o Itamaraty declarou que respeita a soberania dos outros países e que não busca "vingança" das agências americanas. 

O governo brasileiro também não considera a carta aberta como um pedido formal de asilo, mas garante que estÁ tomando decisões para defender os ideais citados por Snowden. Quem nos deu a atualização do caso foi o nosso leitor Tayler. Valeu Tayler!

[texto original]:

Edward Snowden, ex-agente da inteligência do serviço americano e responsÁvel pelo vazamento de uma série de documentos secretos do governo americano, ofereceu ajuda ao governo brasileiro em troca de asilo político no país. Snowden iria contribuir na investigação sobre as ações da Agência de Segurança Nacional Americana (NSA) em território brasileiro, com o monitoramento de dados, inclusive da presidente Dilma Rousseff.

- Continua após a publicidade -

A proposta serÁ feita através de uma "carta aberta ao povo do Brasil", que serÁ enviada a autoridades e também estarÁ disponível em uma campanha do Avaaz, ONG especializada em petições online. A carta foi obtida pela Folha, que informou que a campanha tem como ponto principal sensibilizar Dilma a conceder abrigo a Snowden.

O Brasil estÁ entre os principais países monitorados pela NSA, ficando atrÁs apenas do próprio Estados Unidos. A descoberta que a presidente Dilma Rousseff e seus assessores também estaria sob vigilância do órgão americano causou revolta do governo brasileiro, levando ao cancelamento da visita de Dilma aos EUA (um gesto diplomÁtico importante) e a abertura de uma CPI para investigar o caso.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.