Intel Haswell-E: Protótipo da CPU octa-core para desktop "posa" para as câmeras

Os chineses do VR-Zone postaram uma imagem da versão de engenharia do Haswell-E, processador de alto desempenho para desktop da Intel que tratarÁ dentre outras novidades, a expressiva quantidade de núcleos de processamento geral.

O Haswell-E possui litografia em 22nm, e serÁ a primeira CPU da Intel para o mercado doméstico a contar com 8 núcleos físicos (e 16 lógicos/16 threads). Outros destaques incluem: 20MB de memória cache L3, TDP em 140W (inferior ao hexa-core 3960X) e suporte oficial às memórias DDR4 de 2133Mhz (2667Mhz de forma oficial em overclock). A nova geração utilizarÁ o chipset X99 – que trarÁ suporte nativo ao USB 3.0 e 10 portas SATA 6GB/s.

 

- Continua após a publicidade -

O modelo em questão da imagem trabalha com frequencia de operação em 3.0GHz. Por se tratar de uma versão de engenharia, é possível que o clock final do processador possa sofrer alteração.

A se manter o padrão, o modelo topo de linha se chamarÁ Core i7-5960X, ficando o modelo intermediÁrio com o nome de Core i7-5930K.

As previsões iniciais apontam que as CPUs Haswell-E devem chegar ao mercado no último trimestre de 2014.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

A Activision acertou ao colocar músicas do Charlie Brown Jr. no Tony Hawk's 1+2

Últimas

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.